Comemorações
5 February 2015

Almada recebe Tocha da Liberdade e da Paz

Dia 10 de fevereiro a Tocha da Liberdade e da Paz vai percorrer as 11 freguesias do concelho de Almada, para assinalar os 70 anos do fim da II Guerra Mundial.
Cma Logo
No âmbito das celebrações dos 70 anos do fim da II Guerra Mundial (1939-1945), que se assinala em 2015, a Tocha da Liberdade e da Paz tem vindo a percorrer diversos concelhos de Portugal e países da Europa, homenageando os resistentes que se bateram heroicamente pela libertação dos seus países e do mundo. O convite ao Município de Almada partiu da União de Resistentes Antifascistas Portugueses, que aderiu à iniciativa da Federação Internacional de Resistentes. A cerimónia de receção da Tocha da Liberdade e da Paz realiza-se no dia 10 de fevereiro, a partir das 10h, no edifício dos Paços do Concelho (Largo Luís de Camões, em Almada). A Tocha, símbolo dos valores da Paz, da Liberdade e da Amizade entre os povos, irá depois passar pelas 11 freguesias do concelho de Almada, com o seguinte percurso: Cacilhas10h45 – Escola Secundária Cacilhas-Tejo Cova da Piedade11h40 – Largo 5 de Outubro (Jardim da Cova da Piedade) Laranjeiro12h40 – Praça da Portela Feijó14h – Centro Cívico Sobreda14h45 – Vale Figueira Parque (instalações municipais) Charneca de Caparica15h15 – Largo da Junta de Freguesia (junto ao mercado municipal) Costa da Caparica16h – Praça da Liberdade (junto ao mercado municipal) Trafaria 16h45 – Largo dos Bombeiros Voluntários Caparica17h30 – Parque do Fróis Pragal18h05 – Junto à estátua de Fernão Mendes Pinto Almada18h45 – Praça da Liberdade (junto ao Fórum Municipal Romeu Correia) Cerimónia de encerramentoA partir das 21h, o Fórum Municipal Romeu Correia, recebe a cerimónia de encerramento da passagem da Tocha da Liberdade e da Paz por Almada. No final da cerimónia é apresentado o espetáculo «As Canções de Brecht», estreado no Festival de Teatro de Almada de 2008, com interpretações de Luís Madureira (voz) Teresa Gafeira (voz) Jeff Cohen ou Francisco Sassetti (piano). A entrada é livre.