Skip to main content
12 December 2025

Almada, Seixal e Sesimbra organizam XIII Encontro Nacional das Cidades e Vilas Resilientes

Os municípios de Almada, Seixal e Sesimbra acolheram, entre 9 e 11 de dezembro, o XIII Encontro Nacional das Cidades e Vilas Resilientes (ENCVR), reunindo cerca de 200 participantes e representando cerca de 70 entidades, incluindo municípios, agentes de proteção civil e entidades parceiras.

Image
encvr
Image
encvr
Image
encvr
Image
encvr

O encontro decorreu em três locais distintos dos concelhos organizadores e integrou sessões técnicas, debates e momentos de partilha dedicados ao reforço das estratégias de resiliência urbana, adaptação climática e gestão de risco, entre outros temas.

A sessão de abertura teve lugar no Grande Auditório da NOVA FCT, em Almada, em colaboração com o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, que destacou a importância deste tipo de iniciativa, onde as trocas de experiências entre diversos organismos são essenciais para a construção de territórios mais preparados e seguros.

Andrew Mackay Bower, representante do United Nations Office for Disaster Risk Reduction, juntou-se via videoconferência para saudar a iniciativa e destacar o valor do trabalho de coordenação no fomento de comunidades mais resilientes perante potenciais adversidades.

A Vereadora Francisca Parreira, que tutela o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Almada, foi uma das oradoras no Painel Político A Importância da Resiliência na Governança Local”.

Ao longo dos trabalhos foram ainda abordados vários temas centrais da resiliência, entre os quais Apagão Ibérico – Uma Oportunidade para Redes Mais Fortes e Resilientes; Riscos Costeiros e Estuarinos; Sistemas de Aviso e Alerta e um painel de Boas Práticas para a Resiliência, com a apresentação de iniciativas por parte de municípios da Rede Nacional de Cidades e Vilas Resilientes. Estas sessões decorreram nos concelhos do Seixal e de Sesimbra, que acolheram os restantes dias do encontro.

O XIII ENCVR integra a iniciativa internacional MCR2030 – Construindo Cidades Resilientes 2030, promovida pelas Nações Unidas, enquadrada no Marco de Sendai 2015–2030, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no Acordo de Paris e na Nova Agenda Urbana

A edição deste ano reforçou a cooperação entre os três municípios organizadores e o compromisso conjunto com políticas que promovam comunidades mais seguras, preparadas e capazes de responder aos riscos atuais e futuros.