Almada Smart City – workshops estratégicos para planear uma cidade inteligente
O plano, a ser traçado para um período de três anos, irá integrar os principais objetivos estratégicos, as iniciativas a implementar e as metas a atingir neste período temporal.
Os workshops estratégicos tiveram lugar nos dias 15 e 17 de novembro, no Parque da Paz, e contaram com representantes de entidades relacionadas com a CMA.
O workshop de dia 15 foi dedicado aos setores da Economia, Governo e Educação e Desporto com a contributo de representantes da Área Metropolitana de Lisboa (AML), da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica (CESOP), do Clube de Ginástica de Almada, do Clube Desportivo da Cova da Piedade, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Lisboa e Vale do Tejo (CCDR LVT), da Direção Geral do Território (DGT), da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo (DRCNF LVT), do Madan Parque e do Instituto Piaget.
Já o workshop de 17 de novembro contou com a presença de entidades que operam nos setores das infraestruturas de telecomunicações e mobilidade, entre as quais a Altice, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a Fertagus, a Lusoponte, a NOS, a SIBS, a Soltráfego, a Transtejo e a Vodafone.
Estas são entidades que demonstram capacidade para fornecer tecnologia e dados relevantes à cidade, através da sua integração, análise e correlação, de modo a informar a tomada de decisão política.
Os contributos apurados durante estes encontros serão considerados na definição de um plano de ação para os próximos três anos com conclusão prevista para o início de 2024.