Almada vence prémio “Bibliotecas, Desenvolvimento e Agenda 2030” pela segunda vez
O prémio “Bibliotecas, Desenvolvimento e Agenda 2030” destaca projetos desenvolvidos por bibliotecas públicas portuguesas que promovam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. É atribuído pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).
“Cem dias de bem-estar” é uma iniciativa que procura capacitar a comunidade para a literacia em saúde e mostrar que o papel da biblioteca pública vai além de ser apenas um repositório de livros. Para isso, integrou na sua oferta programática atividades abrangentes, inclusivas e atrativas, que promovem a qualidade de vida e o bem-estar, a atividade física, a convivência social e o desenvolvimento pessoal dos utilizadores. Desta programação fazem parte o “Clube de Leitura – Viajando Entre Páginas”, “Passos com História(s)”, “Clube do Croché”, “Workshops de Saúde e Bem-Estar” e a “Biblioteca do Movimento”.
Esta é a segunda vez que Almada recebe a distinção. Em 2023, a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada já havia sido premiada, na altura com o projeto “ILD@ – Inclusão para a Literacia Digital de Adultos”.
Saiba mais sobre os Prémios “Bibliotecas, Desenvolvimento e Agenda 2030” aqui e sobre o projeto “ILD@ - Inclusão para a Literacia Digital de Adultos” aqui.