Skip to main content
Literatura
27 October 2016

Ana Luísa Pais vence Prémio Literário Maria Rosa Colaço

A obra juvenil original «Socorro sou uma adolescente», de Ana Luísa Pais, venceu a 11.ª edição do Prémio Maria Rosa Colaço, dedicada à literatura juvenil.
Cma Logo
O galardão foi atribuído pelo presidente da Câmara Municipal de Almada, Joaquim Judas, dia 27 de outubro, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda. A autora premiada recebeu um prémio no valor de cinco mil euros.
   A obra Socorro sou uma Adolescente «é um diário de uma adolescente que começa por relatar, com muita graça, o seu primeiro amor aos oito anos pelo professor de educação física substituto, que a deslumbra quando aparece na escola. Segue-se a apresentação da família, a descoberta de novos amores e amizades, os problemas na relação com os pais, a ligação ao avô e o terrível desgosto que representou a sua perda», descreve o júri que distinguiu a jovem escritora.
   Em 2016, integraram a competição 67 obras originais avaliadas por José Correia Tavares, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, Ana Maria Magalhães, em representação da Câmara Municipal de Almada, e Andreia Brites, em representação da Seção Portuguesa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens – IBBY (Internacional Board for Young People).
    Organizado pela Câmara Municipal de Almada, desde 2005, o Prémio Literário Maria Rosa Colaço pretende homenagear a ilustre escritora e incentivar a criatividade literária de autores portugueses, nos domínios da Literatura Infantil ou Literatura Juvenil.