Skip to main content
Bibliotecas
Encontros
Gratuito
Literatura
17 November 2023
17 November 2023 19:00
19:00
20:00
Biblioteca Central
VER MAPA

Apresentação da reedição da obra "Um passo em frente", de Romeu Correia, com apresentação do prof. Alexandre Flores

Image
Bibliotecas

No dia em que Romeu Correia celebraria 106 anos, a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada comemora a data com apresentação da reedição da obra “Um passo em frente” com a apresentação do Prof. Alexandre Flores.
"Um passo em frente", obra editada uma única vez em 1976, é composto por 13 contos,  O Emblema, A Relva e o Ovo, Flor de Sangue, Desporto Pobre, César, A Tampa do Bule, Monólogo, Cinema Falado, Um Passo em Frente, Mesa-Redonda, O Poeta, Dois Mil Contos e Encontro em Genebra. 
Trata-se de uma edição plena de conteúdo rico que envolve décadas da vivência, ou imaginação, de Romeu Correia que se mantém igual a si próprio: um homem do povo que fala do povo que conhece.
Um júri constituído por Norberto Lopes, José Hermano Saraiva e Fernando Namora, atribuiu a Romeu Correia: o Prémio Ricardo Malheiros (1976) da Academia de Ciências de Lisboa, mercê do livro de contos "Um Passo em Frente".

Romeu Correia - foi escritor e dramaturgo. Colaborou em várias publicações como o suplemento cultural de O Comércio do Porto, Vértice, Sílex e Jornal Record, mas foi como ficcionista e dramaturgo que se destacou, inserindo-se inicialmente na corrente Neorrealista.
As suas obras são marcadas por uma forte ligação às fontes da literatura oral popular, e decorrem frequentemente em ambientes como os do circo, das feiras, do teatro de fantoches ou outros grupos marginais à sociedade, aliando, porém, estas características a técnicas dramáticas do teatro de vanguarda. Paralelamente à carreira literária, Romeu Correia foi atleta de competição em atletismo, chegando a ser campeão de boxe amador.
Ao longo da sua carreira obteve as seguintes distinções: Prémio da Crítica Teatral (1962), Óscar de Honra da Casa da Imprensa (1962), Prémio da Imprensa Regional (1965), Prémio da Casa da Imprensa (1972), Prémio Académico Ricardo Malheiros (1976) e o Prémio 25 de Abril da Associação de Críticos de Teatro (1984).
Nos últimos anos da sua vida, Romeu Correia foi um dos dramaturgos mais representados por grupos amadores e profissionais de teatro em Portugal.

Entrada Livre