Apresentação da reedição da obra "Um passo em frente", de Romeu Correia, com apresentação do prof. Alexandre Flores
No dia em que Romeu Correia celebraria 106 anos, a Rede Municipal de Bibliotecas de Almada comemora a data com apresentação da reedição da obra “Um passo em frente” com a apresentação do Prof. Alexandre Flores.
"Um passo em frente", obra editada uma única vez em 1976, é composto por 13 contos, O Emblema, A Relva e o Ovo, Flor de Sangue, Desporto Pobre, César, A Tampa do Bule, Monólogo, Cinema Falado, Um Passo em Frente, Mesa-Redonda, O Poeta, Dois Mil Contos e Encontro em Genebra.
Trata-se de uma edição plena de conteúdo rico que envolve décadas da vivência, ou imaginação, de Romeu Correia que se mantém igual a si próprio: um homem do povo que fala do povo que conhece.
Um júri constituído por Norberto Lopes, José Hermano Saraiva e Fernando Namora, atribuiu a Romeu Correia: o Prémio Ricardo Malheiros (1976) da Academia de Ciências de Lisboa, mercê do livro de contos "Um Passo em Frente".
Romeu Correia - foi escritor e dramaturgo. Colaborou em várias publicações como o suplemento cultural de O Comércio do Porto, Vértice, Sílex e Jornal Record, mas foi como ficcionista e dramaturgo que se destacou, inserindo-se inicialmente na corrente Neorrealista.
As suas obras são marcadas por uma forte ligação às fontes da literatura oral popular, e decorrem frequentemente em ambientes como os do circo, das feiras, do teatro de fantoches ou outros grupos marginais à sociedade, aliando, porém, estas características a técnicas dramáticas do teatro de vanguarda. Paralelamente à carreira literária, Romeu Correia foi atleta de competição em atletismo, chegando a ser campeão de boxe amador.
Ao longo da sua carreira obteve as seguintes distinções: Prémio da Crítica Teatral (1962), Óscar de Honra da Casa da Imprensa (1962), Prémio da Imprensa Regional (1965), Prémio da Casa da Imprensa (1972), Prémio Académico Ricardo Malheiros (1976) e o Prémio 25 de Abril da Associação de Críticos de Teatro (1984).
Nos últimos anos da sua vida, Romeu Correia foi um dos dramaturgos mais representados por grupos amadores e profissionais de teatro em Portugal.
Entrada Livre