«Queremos ser uma Almada segura e resiliente e um bom destino para quem nos visita ou aqui vive», afirmou a Francisca Parreira, vereadora com o pelouro da Proteção Civil, na apresentação do Programa Praia Protegida 2024.
Este programa existe desde 2018 e é promovido pela CMA, através do Serviço Municipal de Proteção Civil.
Numa primeira fase, pretendeu apoiar a época balnear, garantindo assistência a banhistas nas áreas sem concessionário. Evoluiu nos anos seguintes, passando a garantir um dispositivo mínimo de assistência antes e depois da época balnear.
Desde 2021, o dispositivo de segurança foi alargado a todo o ano, funcionando de 1 de janeiro a 31 de dezembro. Conseguiu-se assim uma resposta flexível, modelar e evolutiva, permitindo reforços de acordo com as condições meteorológicas ou as épocas do ano, aumentando a vigilância nas férias escolares ou nos fins de semana prolongados por feriados, por exemplo.
O programa Praia Protegida articula-se de modo permanente com o programa Praia Segura, da competência da Autoridade Marítima Nacional. No terreno, funciona com os corpos de Bombeiros de Cacilhas e da Trafaria, e com as três associações de nadadores salvadores do concelho – Caparicamar, Âncora e ANSFACC.