Skip to main content
8 May 2025

Assembleia Municipal Jovem de Almada aprova proposta na área da inclusão

A AMJA 2024/2025 contou com a presença de 40 deputados de 11 escolas do concelho, que debateram e votaram a proposta que será apresentada à Assembleia Municipal.

Image
Assembleia Municipal Jovem
Assembleia Municipal Jovem

Realizou-se ontem, 7 de maio, no Fórum Romeu Correia, a sessão plenária da Assembleia Municipal Jovem de Almada (AMJA). A AMJA é um programa promovido pela Assembleia Municipal de Almada, em colaboração com a Câmara Municipal de Almada (CMA) e com os estabelecimentos de ensino do concelho, que pretende incentivar a participação ativa dos alunos do ensino secundário na vida comunitária e política da cidade.

Durante a sessão, 40 deputados de 11 escolas do concelho debateram e votaram 11 propostas, tendo por base um tema comum – a inclusão. A proposta mais votada, apresentada pela Escola Secundária Cacilhas-Tejo, contou com 19 votos. Eleita para ser apresentada à Assembleia Municipal, esta iniciativa propõe a criação de um gabinete no Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro, direcionado aos jovens almadenses, e que facilite o acesso aos cuidados de saúde mental, promova o bem-estar emocional e a apoie a integração de alunos que não dominam a língua portuguesa.

Após a votação das propostas, foi eleito o deputado Porta-Voz desta edição, Gabriel dos Santos Dias, da Escola Secundária Cacilhas Tejo, com 21 votos, que irá apresentar e defender a proposta junto da Assembleia Municipal.

A AMJA é uma forma de mostrar aos jovens que as suas ideias podem ter impacto e melhorar o seu concelho, materializando-as numa realidade concreta.