Atualização dos PST para as empreitadas na Avenida do Cristo Rei

Almada
Obras

Informa-se que, por despacho datado de 22/03/2023 do Vereador das Infraestruturas, Obras Municipais, Administração Urbanística, Economia e Desenvolvimento Local, foi aprovada a alteração/adenda/atualização (empreitada: 39/2020 - Requalificação da Avenida do Cristo Rei) do Plano de Sinalização Temporária e do Plano de Estaleiro para a empreitada: 25/2022 - Construção do coletor público de águas residuais domésticas para o futuro Museu da Água de Almada, obra dos S.M.A.S., sendo a entidade executante a firma “Manuel Gomes de Almeida & Filho, Lda”, a executar por um período expectável de 42 dias (de 20/03/2023 a 19/05/2023)  desde que sejam salvaguardas as seguintes condições:

Relativamente à adenda/atualização do PST em vigor (empreitada: 39/2020 - Requalificação da Avenida do Cristo Rei):

Sentido ascendente da Avenida do Cristo Rei

• O desvio vigente atual será mantido (desvio pela R. dos Espatários / R. Dr. Julião de Campos / R. Afonso Galo / R. Paula Vicente (com inversão do sentido de trânsito na R. Julião de Campo)
  • Na Rua Paula Vicente, o desvio continua pela Rua Fernão Lourenço

Sentido descendente da Avenida do Cristo Rei

• Desde a rotunda do Cristo Rei até à zona de intervenção, proibição de circulação de veículos ligeiros das 8h às 17h, permitindo somente a passagem de autocarros e moradores.
  • Proibição de estacionamento do lado esquerdo na Av. Cristo Rei entre a Rua Fernão Lourenço e a Rua Paula Vicente.

2 – Relativamente aos PST e Plano de Estaleiro da empreitada: 25/2022 - Construção do coletor público de águas residuais domésticas para o futuro Museu da Água de Almada

Plano de Estaleiro

O estaleiro a utilizar para apoio à execução da empreitada será essencialmente um local para armazenamento dos diversos materiais necessários à execução da obra (Cúpulas, Anéis, Tubos, acessórios, entre outros), parqueamento de equipamentos/viaturas, bem como, para armazenamento dos diversos resíduos produzidos, e de concentração das diferentes equipas, no início/final do dia, não sendo executadas no local quaisquer atividades de construção propriamente ditas, sendo que a implantação do estaleiro da obra será no passeio da Av. Cristo Rei (frente ao futuro Museu de Água).

Após a execução dos trabalhos e para desmobilização do estaleiro, tornar-se-á obrigatória a imediata limpeza da via pública, e reposição das condições inicialmente encontradas.

Condições a serem salvaguardadas:

• Não poderá ser colocada em causa a segurança de pessoas e bens, nomeadamente na circulação pedonal e rodoviária;
  • A circulação de pesados (autocarros) na Av. Cristo Rei será sempre garantida, sendo que a ocupação não poderá implicar o corte total da circulação, será utilizada sinalização temporária (proibição de circulação de veículos ligeiros das 8h às 17h a partir do entroncamento do início da empreitada);
  • Será garantida a circulação no sentido ascendente;
  • De forma a evitar o maior constrangimento de trânsito possível e garantir o acesso dos veículos, nas travessias a escavação para abertura de valas será efetuada, em metade da faixa de rodagem de forma a permitir a circulação de veículos e peões na outra metade, sendo apenas permitido o acesso aos residentes.
  • Nos casos em que seja impossível aterrar a vala, existirão chapas de ferro, para posteriormente, prosseguir com o trabalho na outra metade da faixa de rodagem.
  • Os desvios de trânsito deverão respeitar a sinalização em vigor.
  • Será sempre garantido o acesso a veículos de emergência bem como o acesso a entradas de garagens, bens e serviços;
  • Serão reforçadas as setas de desvios (Rua dos Moinhos, Travessa dos Moinhos, 2 na Calçadinha da Horta e placa de fim de desvio na rua Câmara Pestana);
  • Aquando a implementação do Plano de Sinalização Temporária e arranque dos trabalhos, poderá existir recurso às autoridades policiais caso seja entendido como necessário, para a gestão do tráfego, garantindo as condições de segurança rodoviária. Sempre que a Autarquia verifique a necessidade e assim o deseje, deverá existir acompanhamento policial;
Data:
20 March 2023