Av. do Mar – Aroeira (Fase 7)

Mobilidade

A Câmara Municipal de Almada informa que foi autorizado/aprovado o Plano de Sinalização, Fase 7 – Rotunda 2, no âmbito dos trabalhos a realizar para a empreitada “Avenida do Mar – Aroeira – Reconversão em Alameda Urbana”, a partir de 17/05/2023 e por um período expectável de 2 semanas, sendo a entidade executante a firma “Estrela do Norte – Engenharia e construção, S.A.”.

Trabalhos a executar

Os trabalhos a efetuar na zona em questão consistem nos trabalhos previstos para reconversão da Av.ª do Mar numa alameda urbana, nomeadamente na zona a incidir na segunda rotunda, entre o final do troço 2 e o início do troço 3 (situada no entroncamento da Av. do Mar com a Rua Amadeu de Sousa Cardoso). Serão realizados trabalhos de execução de travessias para diversas infraestruturas (Águas, Esgotos, Eletricidade, etc.), construção da zona interior da rotunda e ainda a construção de acessos pedonais (assentamento de lancil).

Na Rotunda 2 e dada a natureza, quantidade e a complexidade dos trabalhos, torna-se necessário a interdição do trânsito na zona dos trabalhos de modo a que os mesmos possam ocorrer com toda a segurança.

A duração prevista dos trabalhos será de 2 semanas com data de início no dia 17 de Maio, sendo distribuída por 5 sub-fases que não ocorrerão em simultâneo da seguinte maneira:

Fase 7a – 2 dias;

Fase 7b – 1 dia;

Fase 7c – 1 dia;

Fase 7d – 1 dia;

Fase 7e – 1 semana;

Desvios de trânsito a implementar

Na Fase 7 – Rotunda 2 do PST e dada a natureza dos trabalhos, está prevista a implementação de circulação conforme plantas anexas, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores e automobilistas e dada localização e a natureza dos trabalhos, torna-se necessário a existência de cinco fases de modo a proceder a realização de todos os trabalhos.

As fases não ocorrerão em simultâneo sendo que cada fase terá as suas condicionantes e em alguns casos será necessário proceder à interdição do trânsito na zona dos trabalhos para que os mesmos ocorram em segurança, a ver:

Fase 7a – Rua Amadeu Sousa Cardoso será cortada a Norte da Avenida do Mar no sentido da Herdade da Aroeira com o trânsito a circular pela Avenida  Sacadura Cabral, pela Avenida Infante Santo e pela Avenida do Mar e como existem diversas entradas de garagem nesta rua, será colocado à frente das mesmas um aviso com o respetivo sentido de circulação a seguir.

​Fase 7b – Em tudo semelhante à fase 7a mas com a mudança da via de circulação devido à alteração da zona dos trabalhos.

​Fase 7c – Rua Amadeu Sousa Cardoso cortada a Sul da Avenida do Mar no sentido de saída da Herdade da Aroeira com o trânsito a circular pela Avenida Pedro Alvares Cabral e Avenida Dom Afonso Henriques.

​Fase 7d – Em tudo semelhante à fase 7c mas com a mudança da via de circulação devido à alteração da zona dos trabalhos.

Fase 7e – Interdição da circulação na zona do interior da futura Rotunda, com o trânsito a circular pela sua envolvente.

Qualquer sinalização existente na via que entre em conflito com o plano de sinalização a adotar em cada uma das fases será tapada durante a execução da mesma.

Deverá sempre ser garantido o acesso a veículos de emergência bem como o acesso a entradas de garagens, bens e serviços assim como a circulação de peões.

Os desvios de trânsito deverão respeitar a sinalização em vigor.

Não poderá ser colocada em causa a segurança de pessoas e bens, nomeadamente na circulação pedonal e rodoviária.

Data:
15 May 2023