Skip to main content
Almada
Higiene Urbana
14 December 2023

Balanço da campanha realizada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos – assinalada entre 18 e 26 de novembro –, foi realizada uma campanha de caracterização dos resíduos provenientes da varredura manual de ruas e das papeleiras, com o apoio da Amarsul. Conheça os resultados.

Image
Almada, Limpeza urbana, cantoneira

Esta ação incidiu sobre os arruamentos adjacentes ao antigo tribunal na freguesia de Almada, na Av. D. João I, Rua Cândido Capilé e Rua Gabriel Pedro, Largo Baden Powell, Praceta Dr. José Lourenço Carvalho, Rua dos Bombeiros Voluntários de Almada, Rua das Flores, Rua Mendo Gomes Seabra e Rua S. Salvador da Baía.

A campanha de caracterização compreendeu os seguintes passos:

- Armazenamento temporário dos resíduos de varredura manual e papeleiras recolhidos durante esta semana num cantão de limpeza urbana, abrangendo os arruamentos adjacentes ao antigo tribunal;

- Caracterização física, nas instalações do Ecoparque do Seixal da Amarsul, separadamente por origem (papeleiras e varredura manual).
 

A caracterização realizada revelou que as principais frações encontradas nos resíduos de varredura manual são biorresíduos (80%), essencialmente folhas secas. Este resultado poderá ser significativamente diferente no período de primavera/verão onde há menos queda de folha.

Cerca de 8% dos resíduos de varredura tratam-se de embalagens, copos para bebidas e papel, com potencial de reciclagem.

No total, mais de 90% dos resíduos recolhidos na varredura manual têm potencial de valorização (biorresíduos, têxteis, embalagens).

As beatas representam cerca de 0,3% dos resíduos de varredura.
 

Em relação aos resíduos das papeleiras, verificou-se que a maioria são embalagens, papel e copos para bebidas (47%), seguido de outros resíduos (25 %), na sua maioria dejetos caninos.

Os biorresíduos (restos de comida) representam cerca de 17%.

No total, cerca de 70% dos resíduos recolhidos nas papeleiras têm potencial de valorização (biorresíduos, têxteis, embalagens).

As beatas representam cerca de 1% dos resíduos das papeleiras.
 

De realçar que, os resultados expressos em peso não refletem a importância significativa que as embalagens mais leves (garrafas e sacos de plástico) possuem em termos do volume ocupado nas papeleiras.

Lembramos que os materiais valorizáveis devem ser depositados nos ecopontos (embalagens) ou contentores próprios (por ex. têxteis), de modo a serem encaminhados para reciclagem, diminuindo assim custos e impactes ambientais.