Barómetro da Mobilidade | Queremos saber como se deslocam as pessoas em Almada

Em Portugal, os dados sobre mobilidade baseiam-se, essencialmente, nos Censos, que apresentam algumas limitações, sobretudo no que respeita aos modos ativos, como o pedonal, incluindo pessoas com mobilidade condicionada, e em bicicleta.
Para colmatar esta lacuna, 19 organizações a nível nacional, incluindo a Associação Inspira Mobilidade, com ação em Almada, uniram-se para lançar o Barómetro da Mobilidade 2024, cujo inquérito está disponível online para respostas até 15 de novembro de 2024.
O Barómetro da Mobilidade 2024 visa recolher informações sobre os hábitos de deslocação em todos os modos de transporte, com especial atenção às razões que determinam o uso, ou não, da mobilidade pedonal, em bicicleta e de transportes públicos. Acreditamos que os resultados deste inquérito trarão benefícios significativos, oferecendo dados essenciais para a formulação de políticas e estratégias de mobilidade sustentável.
O inquérito pretende criar uma base de dados contínua que permita uma análise detalhada da mobilidade ativa e do transporte público em Portugal. Todos os dados serão anonimizados e analisados por uma equipa multidisciplinar, com os resultados a serem divulgados em abril de 2025 no site www.barometromobilidade.pt.
Este inquérito, estará disponível para ser respondido até 15 de novembro de 2024, através do link: https://barometromobilidade.pt/inquerito-2024/.
A participação de todos/as é fundamental para garantir que os dados recolhidos representem de forma precisa as diferentes realidades de mobilidade no país, permitindo-nos traçar um retrato mais completo e informado da situação da mobilidade sustentável em Portugal, nomeadamente em Almada.