Skip to main content
Património Arqueológico

PATRIMÓNIO

Cronologia: Paleolítico Inferior
Propriedade/Natureza: Privada
Gestão/Entidade: Clube Recreativo do Feijó

ENQUADRAMENTO LEGAL

Classificado: Não
Classificação/Proteção: Inventariado / Área de valor arqueológico potencial: qualquer tipo de intervenção relacionada com infraestruturas, incluindo as de saneamento, rede de águas, operações urbanísticas, se implicarem impactos significativos ao nível do subsolo, deverá ser integral e continuamente acompanhada por arqueólogo, com efeito preventivo em relação à afetação de vestígios arqueológicos incógnitos, podendo implicar ulteriores medidas de minimização em função da avaliação dos elementos encontrados
Legislação Associada: PDM de Almada

Rua Clube Recreativo do Feijó 2810-042 Almada

Barreiras do Feijó

Image
Imagem representativa de ARQ0118
Image
Imagem representativa de Barreiras do Feijó. Perspetiva reccente do sítio arqueológico referenciado (2022).
Image
Imagem representativa de Barreiras do Feijó. Perspetiva reccente do sítio arqueológico referenciado (2022).

Sítio arqueológico assinalado em 1982, a oeste do depósito de água do Feijó, por membros do Centro de Arqueologia de Almada.

A ocorrência patrimonial localizava-se sobre uma formação sedimentar plio-pleistocénica, constituída por vários leitos de calhau rolado por ação fluvial, de calibre diverso intercalados por estratos argilosos com restos de flora fóssil. No local, recolheram-se seixos talhados uni e bifacialmente, enquadráveis tipologicamente nas indústrias do Acheulense Antigo (Paleolítico Inferior; genericamente situado entre c. 500 000 e 300 000 a.C.).

Esta realidade antiga poderá representar um local de passagem cíclica ou de permanência temporária de comunidades nómadas, cuja subsistência assentava na caça, na recolha de alimentos e na exploração de recursos estuarinos. Estes grupos recorreriam a terraços e cascalheiras superficiais locais para a obtenção imediata de matérias-primas autóctones assegurando o talhe expedito e oportuno de ferramentas.

Atualmente, a área, adjacente à sede do Clube Recreativo do Feijó, encontra-se totalmente descaracterizada e selada devido à forte pressão urbanística envolvente.