Almada
Prémios
21 March 2024

BIA – Biblioteca Itinerante de Almada já circula

A CMA apresentou hoje, dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, a BIA – Biblioteca Itinerante de Almada, um equipamento que pretende promover o acesso ao livro junto da comunidade.

BIA 2
BIA 4
bia 7
BIA 3
BIA 6
BIA 5

Uma biblioteca itinerante, uma biblioteca, é sempre um gesto de amor, um gesto de humanidade, e por isso estamos muito contentes com a nossa BIA e a celebrar Almada e as palavras que enchem a nossa vida”, afirmou a presidente da CMA, Inês de Medeiros, na inauguração deste novo equipamento da Rede Municipal de Bibliotecas de Almada. “Uma biblioteca itinerante é muito mais que um empréstimo de livros, é uma relação de confiança, é uma relação de partilha e é esta política de proximidade que cada vez mais temos de ter”, acrescentou, destacando o papel fundamental dos técnicos bibliotecários que emprestam a sua dedicação e saber aos munícipes.

Ao integrar parte da coleção da RMBA, a BIA vai possibilitar a criação do cartão das bibliotecas, o empréstimo e devolução de livros, revistas e jogos, disponibilizando ainda computadores portáteis para acesso do público.

A coleção de livros desta biblioteca itinerante será renovada de acordo com um calendário pré-estabelecido, tendo em conta a programação associada, permitindo diversificar a oferta de obras aos munícipes.

A BIA vai passar por todas as freguesias do concelho de Almada.

A par da inauguração da BIA, a RMBA preparou um programa especial para a comemoração do Dia Mundial da Poesia, que incluiu uma atividade de poesia da rua, com David Freitas, e a entrega do prémio Bibliotecas, Desenvolvimento e Agenda 2030, entregue ao projeto ILD@ – Inclusão para a Literacia Digital de Adultos nas Bibliotecas.