Quem vier à Junta de Freguesia de Cacilhas pode já pedir a chave móvel digital, a renovação do Cartão de Cidadão, da carta de condução, ou qualquer um dos 69 serviços disponibilizado no catálogo deste novo Espaço Cidadão.
«A aproximação das pessoas aos serviços é muito importante, especialmente num concelho com 132 nacionalidades diferentes e 18 mil migrantes, populações que têm dificuldades acrescidas», afirmou a vice-presidente da CMA, Teodolinda Silveira.
É também para os idosos desta área que este serviço se direciona, uma vez que «Cacilhas tem uma grande concentração de população mais envelhecida», acrescentou Maria D’ Assis, presidente da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.
Um exemplo para o país
«Queremos fazer de Almada um bom exemplo para outros concelhos. Das cinco juntas de freguesias há já espaços [cidadão] em todas e isto é muito importante.” O elogio é de Margarida Balseiro Lopes, ministra da Juventude e Modernização.
A evolução das novas tecnologias não pode «criar novos excluídos». Este tipo de espaços «é o que nos permite aproximar as pessoas e não deixar ninguém para trás», garantiu ainda a ministra, acrescentando que “o cidadão que se sentar naquela cadeira, num único sítio tem acesso a serviços de 15 entidades e isto é muito importante porque permite facilitar a relação entre as pessoas e o Estado».
Nova Loja do Cidadão
Este é o segundo espaço cidadão a surgir pela iniciativa das uniões de freguesia e o executivo municipal está confiante na obra que vai em breve lançar para a construção da Loja do Cidadão, na Romeira.
«As autarquias são um poder privilegiado de proximidade aos cidadãos», sublinhou Teodolinda Silveira.
Espaço Cidadão Cacilhas
Morada: Rua Liberato Teles, 6-A
2800-291 Almada
Tel.: 212 732 943