Centro Cultural

Rua da Cerca
VER MAPA

Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea

Construída entre finais do século XVII e inícios do século XVIII, a Casa da Cerca foi a casa senhorial de uma quinta de recreio, conhecida como “Palácio” ou “Quinta da Cerca”. Situada na zona antiga de Almada, desfruta de uma localização privilegiada, estando dotada de uma das mais marcantes perspetivas sobre a cidade de Lisboa e o Rio Tejo. O edifício é composto por um conjunto de corpos arquitetónicos que foram sendo acrescentados em diferentes épocas. O piso térreo virado a norte, frontal ao Tejo e a Lisboa, é o corpo mais antigo, onde existem vestígios de uma porta quinhentista, atualmente tapada. A antiga Capela possui painéis de azulejos dos inícios do século XVIII, atribuídos ao Mestre P.M.P. A Casa foi continuamente habitada por famílias e algumas personagens ilustres até 1957 e, em 1974 foi provisoriamente ocupada pelo Hospital de Almada. É propriedade da Câmara Municipal de Almada desde 1988, data em que se encontrava em avançado estado de ruína. Entre fevereiro de 1992 e junho de 1993 o edifício, e parte das suas zonas exteriores, foram alvo de obras de recuperação sendo, em 1996, classificado como Imóvel de Interesse Público. Aberto ao público em 1993 como Centro de Arte Contemporânea tem desenvolvido o projeto iniciado pelo Pintor Rogério Ribeiro em torno da Arte Contemporânea, centrado, sobretudo, no Desenho. Os seus magníficos jardins envolventes são espaços não convencionais de arte, de ciência e de lazer, que acolhem os mais variados eventos.