Skip to main content

Projetos e Parcerias

Projetos e Parcerias
Projetos e Parcerias

Cooperação e Parcerias Institucionais

Cooperação e parcerias institucionais na área da arte contemporânea e mediação cultural.
Pedidos de informação para o e-mail: casadacerca@cma.m-almada.pt
 


RESIDÊNCIAS E COLABORAÇÕES ARTÍSTICAS


Prémio Fundação Oriente para as Artes Visuais
No âmbito do Prémio Fundação Oriente para as Artes Visuais instituído pela Delegação da Fundação Oriente na Índia, em parceria com a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea/ Câmara Municipal de Almada, é oferecida ao artista vencedor a possibilidade de participar numa residência artística em Portugal. Esta residência tem lugar na Casa da Cerca, no ano seguinte à entrega do prémio, e tem a duração de um mês.


2019 MANSI TRIVEDI
Artista indiana que esteve em residência na Casa da Cerca durante o mês de abril de 2019, e que realizou uma exposição dos seus trabalhos na Delegação da Fundação Oriente na Índia após o seu regresso.


2021 GIRISH NAIK
Artista goês que participará na residência oferecida pela Casa da Cerca em parceria com a Fundação Oriente em data a definir (condicionada à evolução da Pandemia Covid 19).



Cine-Cerca
Em 2021 continuaremos a colaboração com o projeto Cine-Cerca, cedendo o espaço no Centro de Arte Contemporânea para a realização desta residência de escrita cinematográfica.
Este projeto visa acompanhar realizadores francófonos e lusófonos no desenvolvimento dos seus projetos. O programa destina-se a argumentistas, realizadores e outros  profissionais do cinema que tenham um projeto de curta, média ou longa-metragem de ficção, documentário ou animação, capazes de demonstrar de forma significativa o investimento franco-português no seu projeto, seja quanto à temática, local de filmagem, coprodução ou difusão.
O programa conta com o apoio do Institut Français de Portugal, do Instituto do Cinema e do Audiovisual – Programa de apoio Ad-Hoc, assim como, do Programa Fabrique des Résidences.


Doc’s Kingdom
A Casa da Cerca acolherá nos seus espaços as Jornadas do seminário internacional de cinema documental Doc’s Kingdom.
Cada Jornada é um dia de trabalho e uma viagem através do território criativo de cineastas e artistas, um espaço de debate para explorar e discutir coletivamente obras e ideias de cinema num encontro informal e imersivo, ao longo de um dia, na Casa da Cerca.
À margem do seminário anual, o Doc’s Kingdom propõe um programa regular de encontros a partir da projeção e debate de filmes em conjunto. As Jornadas na Casa da Cerca incluem sessões de cinema no Auditório, passeios e leituras no Jardim, e debates no Anfiteatro ao ar livre.
Celebrados 20 anos desde a sua primeira edição em 2000, o Doc’s Kingdom associa-se em 2021 ao vigésimo aniversário d’ O Chão das Artes com uma primeira série de Jornadas que exploram as relações entre cinema e ecologia.


Com início em maio de 2021, as Jornadas Doc’s Kingdom na Casa da Cerca têm um programa correspondente no website do Doc’s Kingdom, com a publicação regular de crónicas online.
O Doc’s Kingdom — Seminário Internacional de Cinema Documental é organizado pela Apordoc — Associação pelo Documentário, com financiamento público do ICA — Instituto do Cinema e Audiovisual.


Residência artística no Jardim
O Grupo do Risco é uma organização sem fins lucrativos de artistas profissionais e amadores (ilustradores, designers, joalheiros, escultores, fotógrafos) que visa promover a sensibilização do público para os valores ambientais através da utilização de uma variedade de formas artísticas que incluem o desenho e a pintura, geralmente através de um caderno de desenho, mas também de fotografia e vídeo.
A convite da Casa da Cerca, o Grupo do Risco estará em residência artística n’O Chão das Artes - Jardim Botânico, numa verdadeira expedição comemorativa dos seus 20 anos e propondo-se registar os ambientes, espécies, paisagem e tudo o que lhes despertar a atenção no nosso Jardim até ao final do ano.
O trabalho que daqui resultar, será o material utilizado na produção de um Guia do Jardim, com lançamento previsto no final de 2021, e na conceção de uma exposição a inaugurar na Estufa do Jardim Botânico e na Sala de Leitura, em 2022.