Skip to main content
Covid-19
20 January 2021

Cemitérios municipais - Regras de funcionamento

Com o objetivo de conter o contágio e a propagação do vírus SARS-CoV-2 e diminuir a transmissão da doença COVID-19, estão proibidas as visitas aos cemitérios municipais de Almada e de Vale Flores (Feijó). Conheça também as regras para a realização de funerais.
Cma Logo

A Câmara Municipal de Almada informa que, durante a vigência do atual Estado de Emergência, em vigor até às 23h59 do dia 30 de janeiro de 2021, são determinadas as seguintes medidas excecionais: 
 
- O encerramento para visitas dos Cemitérios Municipais de Almada e de Vale Flores (Feijó); 
 
- A abertura dos cemitérios, apenas para a realização de funerais, no horário compreendido entre as 9h e as 17h, com entrada até às 16h30, no Cemitério de Vale Flores, e até às 16h45, no Cemitério de Almada. A permanência das pessoas que ali se desloquem deve cingir-se ao tempo estritamente necessário à prestação de homenagem.
 
Estão ainda em vigor as seguintes medidas 
 
- Encerrar dos serviços administrativos ao público, estando apenas assegurada a receção de funerais e o funcionamento mediante marcação prévia para questões diversas relacionadas com a atividade cemiterial; 
 
- Interditar a circulação automóvel dentro do espaço do Cemitério de Vale Flores, a viaturas particulares, de aluguer, táxis ou outras, com exceção das viaturas funerárias, devendo os serviços municipais facultar, na medida do possível, o transporte a pessoas com mobilidade reduzida; 
 
- Estabelecer o uso obrigatório de máscara em todos os espaços dos cemitérios; 
 
- Proibir a cedência de capelas, para fins de velório; 
 
- Encerrar a sala de despedida do crematório; 
 
- Manter a realização das exumações programadas ou agendadas. 
 
É ainda fixado em 12, o número máximo de pessoas presentes em funerais, não podendo deste limite resultar a impossibilidade da presença no funeral de cônjuge ou unido de facto, ascendentes, descendentes, parentes ou afins.
 
As pessoas que assistem ao funeral e não sejam familiares, devem ser indicadas pelo requerente da inumação ou cremação, junto da agência funerária.
 
Seja um agente de saúde pública. A sua e a nossa segurança depende de cada um de nós.