Este novo espaço constitui-se como uma plataforma de estudo e trabalho, para promover a articulação entre a academia, as escolas e os organismos públicos, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o concelho nas suas múltiplas dimensões.
O acesso à informação pode ser feito online ou presencialmente, entre as 10h e as 13h e entre as 14h e as 17h, nas instalações do Museu de Almada - Casa da Cidade.
Se for preciso apoio especializado, é possível marcar consultas presenciais, que podem ser agendadas através do contacto ciua@cm-almada.pt.
ENCONTROS “ALMADA À CONVERSA”
O CIUA tem ainda como objetivo acolher o debate cívico, o pensamento crítico e a literacia urbana, envolvendo cidadãos, especialistas e agentes do território em torno de temas relevantes para o presente e futuro do território almadense.
Nesse sentido, acontecem os primeiros encontros “Almada à Conversa - Ciclo de Encontros sobre Cidade, Território e Participação”.
O primeiro é já no dia 3 de julho, às 19h, e tem como objetivo responder à questão “O que é e para que serve um Centro de Interpretação Urbana?”, contando com as intervenções de Ana Marçal (Câmara Municipal de Lisboa - CIUL/Centro de Informação Urbana de Lisboa) e de Paulo Pais (arquiteto, Câmara Municipal de Almada).
O segundo encontro acontece a 10 de julho, às 19h, dedicado ao tema “Participar é transformar: gestão coletiva e colaborativa do território”. João Seixas (pró-reitor FCSH UNL) e António Brito Guterres (assistente social pós-graduado em Estudos Urbanos e investigador no DINÂMIA'CET-ISCTE).
A participação é gratuita, mediante inscrição através do contacto ciua@cm-almada.pt. As conversas acontecem nas instalações do CIUA, no Museu de Almada – Casa da Cidade.
CIUA - Centro de Informação Urbana de Almada
Museu de Almada - Casa da Cidade
Praça João Raimundo, Cova da Piedade
2805-336 Almada
Horário: segunda a sexta das 10h às 13h e das 14h às 17h
212 734 030
ciua@cm-almada.pt