A cerimónia de instalação da Assembleia Municipal de Almada (AMA) e da Câmara Municipal de Almada (CMA) para o mandato 2025-2029 realizou-se ontem, quinta-feira, dia 30 de outubro de 2025. Os cidadãos eleitos tomaram posse no Grande Auditório do Instituto Superior Egas Moniz, no Campus Universitário do Monte de Caparica, perante uma sala lotada.
Em resultado do ato eleitoral do passado dia 12 de outubro, Inês de Medeiros foi reeleita como presidente da CMA e tomaram posse todos os vereadores: Luís Palma, Carlos Magno, Ivan Gonçalves, António Matos, Filipe Pacheco, Paulo Sabino, Nuno Mendes, Francisca Parreira, Helena Azinheira e Beatriz Ferreira, em substituição de Hélder Silva, que renunciou ao mandato.
Após a posse, Inês de Medeiros iniciou a sua intervenção sublinhando que é uma honra assumir o terceiro mandato consecutivo à frente da autarquia, tendo destacado a confiança expressa pelos almadenses nas urnas. “O povo de Almada falou e falou com clareza. Disse que quer continuar este caminho, que começámos há 8 anos.”
Ao longo da intervenção, a Presidente reeleita reafirmou o compromisso com o concelho e com todos os almadenses, destacando as prioridades para este novo ciclo. “O mandato que hoje se inicia é um tempo de continuidade, de responsabilidade e rigor. Não de promessas fáceis, mas de trabalho concreto, que respeite as pessoas, as regras e o território.” Entre os principais objetivos, Inês de Medeiros destacou a reabilitação das escolas e equipamentos escolares, a conclusão dos centros de saúde e a reivindicação de mais respostas por parte do Estado. A autarca anunciou ainda medidas para reforçar a habitação pública e os apoios às rendas, bem como investimentos na mobilidade sustentável — como o alargamento da rede do Metro Sul do Tejo, o reforço das ligações fluviais e a criação de uma nova travessia Trafaria - Algés, e uma aposta renovada na rede ciclável —, e ainda a valorização cultural e patrimonial do concelho. A Presidente assumiu ainda o compromisso de enfrentar o desafio da higiene urbana com mais recursos, equipas e fiscalização, assim como de continuar a melhorar as condições dos trabalhadores da CMA.
Inês de Medeiros reforçou a intenção de manter uma gestão próxima dos cidadãos e centrada nos valores da transparência e do serviço público. “A nossa missão é continuar a servir com humildade, transparência e paixão. A missão de transformar, de unir, de fazer de Almada um exemplo de transformação local moderna, justa e solidária. A nossa prioridade é clara, colocar as pessoas e o planeta no centro de tudo o que fazemos.” A autarca sublinhou assim a importância de uma governação orientada para a sustentabilidade, a coesão social e o bem-estar da comunidade, reafirmando a vontade de consolidar a cidade como um território inovador e comprometido com o futuro. “Continuaremos a fazer de Almada um exemplo de cidade moderna, solidária, fraterna e sustentável. A Almada de Abril que todos nos orgulhamos de ter.”
Durante a cerimónia teve ainda lugar a primeira reunião da AMA para eleição da mesa. João Couvaneiro assumiu funções enquanto presidente, tendo sido eleitos José Courinha Leitão como 1.º secretário da mesa e Ana Paula Silva como 2.ª secretária. Perto do encerramento da sessão, durante a sua intervenção, João Couvaneiro destacou a importância da liberdade e da democracia e como exigem dedicação constante. “A liberdade não é uma herança garantida. É trabalho diário, partilhado, generoso, e nesta casa, cada palavra e cada voto serão parte dessa construção.” Referiu que cada novo mandato representa um recomeço e uma oportunidade de fazer melhor, apelando ao compromisso e à responsabilidade de todos os representantes eleitos. Terminou, destacando a importância de manter um espaço de diálogo respeitoso e verdadeiro, onde cada palavra contribua para um futuro mais justo para Almada.
Pode ver, ou rever, a cerimónia de instalação da AMA e da CMA em https://www.youtube.com/watch?v=a6RgV1aajlo