Crianças
23 May 2023

CicloExpresso já circula em Almada

Arrancou esta manhã, na Costa da Caparica, o primeiro comboio de bicicletas em Almada. Cerca de 20 crianças pedalaram de casa até à Escola Básica n.º2 da Costa da Caparica. Amanhã o CicloExpresso começa também a percorrer os caminhos até às escolas D. António da Costa e Cataventos da Paz.

CicloExpresso no concelho de Almada
CicloExpresso no concelho de Almada | Carlos Valadas | CMA

A CMA lança hoje na Costa da Caparica e amanhã no centro de Almada o CicloExpresso. O novo projeto de mobilidade escolar pretende “sensibilizar e criar hábitos de vida saudáveis”, como explicou Inês de Medeiros, presidente da CMA, que esta manhã esteve na Escola Básica n.º2 da Costa da Caparica para receber as crianças – ao todo cerca de 20 – que pedalaram de casa até à escola no “comboio de bicicletas” (CicloExpresso).

Tal como um “comboio” normal, o CicloExpresso tem percurso e horário definidos e qualquer criança pode ir de casa até à escola na sua bicicleta de forma segura, acompanhada por monitores adultos.

“É uma extraordinária forma das nossas crianças começarem o dia”, adiantou Inês de Medeiros, que espera que estes comboios de bicicletas venham a crescer e passem a ser um hábito.

Esta resposta de mobilidade ativa regular vai circular até ao final deste ano letivo. Às terças e quintas-feiras na Costa da Caparica (Escola Básica n.º2 da Costa da Caparica) e às quartas em Almada (Escola D. António da Costa e Escola Básica Cataventos da Paz). O objetivo é incentivar a utilização da bicicleta como meio de deslocação saudável e amigo do ambiente, estimulando a autonomia e as capacidades motoras e sensoriais das crianças.

“É excelente ver esta transição para uma mobilidade mais sustentável, com as crianças felizes a chegar à escola”, sublinhou João Bernardino, mentor da iniciativa, esta manhã na Costa da Caparica. “O CicloExpresso começou na comunidade e mais tarde como projeto-piloto em Lisboa. Este ano alargamos o projeto a outras localidades do país. Almada foi um dos primeiros municípios a aderir.”

Para apoiar este projeto de mobilidade sustentável, a CMA instalou parqueamentos nas três escolas, permitindo que as crianças possam guardar as bicicletas com maior segurança.

Em Almada, a implementação do CicloExpresso é uma iniciativa da CMA, em parceria com a Cooperativa BiciCultura, e conta com o apoio do Fundo +PLUS, um Programa de Investimento para o Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro e do Agrupamento de Escolas da Caparica.

Inscrição de crianças por encarregados de educação no CicloExpresso:  https://cicloexpresso.pt/inscricoes/almada

Inscrição de adultas/os como “maquinistas” (responsáveis por dirigir e/ou acompanhar cada comboio de bicicletas até à escola) no CicloExpresso: https://cicloexpresso.pt/maquinistas-candidaturas

Percursos do CicloExpresso

• Escola Básica n.º2 da Costa da Caparica | 3.ª e 5.ª feira