Skip to main content
Intervenção social
26 May 2023

CMA visita estruturas de acolhimento de crianças e jovens

Esta quinta-feira, a vereadora Teodolinda Silveira, responsável pela Ação Social e a Educação, visitou duas estruturas de acolhimento que dão resposta a cerca de 60 crianças e jovens em Almada: a Casa de Acolhimento Residencial D. Nuno Álvares Pereira e O Regaço Materno.

Image
CMA visita estruturas de acolhimento de crianças e jovens
CMA visita estruturas de acolhimento de crianças e jovens | Raquel França | CMA

As visitas são parte integrante do programa de Celebração dos Direitos da Criança e da Sensibilização para os Bons Tratos promovido pela CMA.

A Casa de Acolhimento Residencial D. Nuno Álvares Pereira destina-se ao acolhimento, de duração superior a 6 meses, de crianças e jovens em situação de perigo, com base na aplicação de medidas de promoção e proteção.

Este espaço, da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Almada, acolhe crianças e jovens de ambos os sexos, entre os 6 e os 18 anos, e tem como finalidade garantir o desenvolvimento integral dos seus residentes, em condições o mais aproximado possível da estrutura familiar, dinamizando os seus projetos de vida para uma desinstitucionalização em tempo útil. Defendem-se assim os direitos das crianças e jovens, tendo presentes os princípios de atenção individualizada e inclusão na comunidade.

O Regaço Materno é um Centro de Acolhimento Temporário para 12 crianças até 12 anos e em diversas situações de risco social, cuja medida de promoção e proteção determine o afastamento da família, de modo a combater situações de perigo.

Neste equipamento do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro o serviço é assegurado por uma equipa multidisciplinar centrada na criança e no jovem, procurando criar na casa um ambiente o mais similar possível ao modelo familiar.