“Aqui, Almada é Circular”. É este o selo atribuído aos estabelecimentos comerciais situados na zona envolvente ao Mercado das Torcatas, o epicentro no projeto “Bairro Circular”.
Com esta iniciativa a autarquia pretende promover práticas mais responsáveis e sustentáveis junto dos comerciais locais de forma a que, a médio prazo, incorporem no seu dia a dia os princípios da economia circular.
A parceria com a CEP – Circular Economy Portugal foi fundamental para a concretização desta iniciativa através da realização de “auditorias circulares”, no início deste ano, que permitiram identificar as áreas de melhoria para a adaptação das suas práticas empresariais aos princípios da circularidade, como reduzir, reutilizar, reciclar e repensar o ciclo de vida dos produtos e serviços, para cada uma dos negócios locais.
Principais áreas das “auditorias circulares”:
- Análise de práticas comerciais
Entender como os recursos são utilizados e identificar pontos críticos onde os princípios da circularidade podem ser implementados de forma eficiente.
- Identificação de oportunidades para redução de desperdício
Adoção de embalagens reutilizáveis, otimização dos processos de produção ou até a cedência desses resíduos para outros comércios nas suas operações.
- Exploração de potenciais metodologias de reutilização
Possibilidade de reaproveitar matérias-primas, de equipamentos ou móveis, ou até a criação de um programa de "segunda vida" para produtos que chegam ao fim de seu ciclo de uso.
- Adoção de práticas de processo eficientes de reciclagem
Como melhorar a separação de resíduos, o destino correto de materiais recicláveis e até a criação de parcerias com centros de reciclagem especializados.
- Repensar o ciclo de vida dos produtos
Conceção de produtos mais duráveis até a introdução de práticas como design, onde os produtos podem ser facilmente transformados noutros artigos (ex.: roupa usada pode ser transformada em sacos e compras).
Além desta ação junto dos comerciantes, o Bairro Circular integra também, desde 10 de maio, duas lojas no Mercado das Torcatas: a Loja Circular, onde pode doar ou adquirir roupa, calçado, artigos de bebé, acessórios, brinquedos e jogos sem utilizar dinheiro, e a Oficina Ferramenteca, espaço de partilha de ferramentas e de pequenas reparações.
A criação do Bairro Circular é uma das medidas do Roteiro para a Ação Circular 2030.
Loja Circular
De segunda a sexta feira: 9h-18h
Sábado: 9h-13h
Ferramenteca
Terça-feira: 15h-21h
Sábado: 9h-13h
Mais informação:
acaoclimatica@cm-almada.pt