5 November 2022 21:30

5 de novembro, sábado, às 21h30
6 de novembro, domingo, às 21h30
DESDE 4.00€
Auditório Osvaldo Azinheira - Academia de Instrução e Recreio Familiar Almadense
VER MAPA

Como ela Morre - Et Al – Companhia de Teatro

Como ela Morre MTA 2022
© Sara oliveira

O texto inclui diversas passagens de “Anna Karénina” de Lev Tolstoi, um livro esmagador, completo, que nos deixa intimidados. Uma incessante luta sobre a felicidade e a infelicidade que questiona, várias vezes, a frase "todas as famílias felizes se parecem, todas as famílias infelizes são infelizes à sua maneira". Uma luta constante sobre a visão do amor, daquilo que julgamos ser o amor. Uma peça que conta as histórias de um casal português, Isabel e Pedro, nos anos 60, em 1967 e a de um casal flamengo, em Antuérpia, Jolente e Frank, em 2017. Em duas histórias com semelhanças, encontramos atitudes diferentes, duas formas distintas de lidar com o desabar de um relacionamento. Um casal que evita falar dos problemas. Uma metáfora para a morte, não física, mas psicológica. Uma morte não rápida, mas gradual. Onde o Homem se confronta com as suas próprias limitações. Uma procura pela felicidade que não sabemos onde encontrar, tudo porque sentimos que o que vivemos é apenas normal. Porque não apagar a vela, se não há nada mais para onde olhar, se tudo o que vemos é repugnante?

Ficha Artística e Técnica

Autor: Tiago Rodrigues; Interpretação: André Rita Baião, João Maria Fialho, Isabel Marques Mendes, Mariana Guerreiro, Leandro Paulin e Tomás Barroso; Encenação e Direção Artística: Inês Chaveiro; Figurinos: Ana Marques Mendes; Cenário: Inês Chaveiro; Desenho de luz: Sofia Ramos; Operação de Luz: Gonçalo Monteiro; Assistência ao Espetáculo: Carolina Ferraz; Comunicação: Bernardo Guerreiro; Fotografia: Sara Oliveira; Produção: Et Al – Companhia de Teatro.

Duração: 90 minutos
Classificação etária: maiores de 16 anos

Reservas e informações: Teatro-Estúdio António Assunção
21 272 36 60 / 96 221 59 29
Horário da bilheteira
quarta a sábado, 15h-18h30 e uma hora antes de cada sessão

Biografia

Et Al é um nome proveniente do latim, significando “e os outros”. A ideia deste projeto surgiu devido à falta de oportunidade na área do espetáculo com que Mariana Guerreiro e Inês Chaveiro se depararam quando finalizaram a escola profissional de teatro de Cascais. Como a vontade de partilhar a sua paixão com o mundo é enorme, decidiram lançar um projeto autónomo que consiste em dar trabalho a todos os jovens que saiam do secundário nas vertentes artísticas - atores, encenadores, figurinistas, técnicos de luz, toda a equipa necessária para um espetáculo. A cada peça mudam a equipa toda, conseguindo dar trabalho a mais de 30 pessoas por ano. Querem ajudar os jovens artistas a ganhar visibilidade e a não desistir dos seus objetivos. Apresentaram o projeto à Câmara Municipal de Cascais e conseguiram obter o seu apoio. Este é o segundo espetáculo que a companhia apresenta e a ideia é fazer crescer a companhia e, principalmente, mostrar que há espaço para todos.

Saiba mais sobre a Companhia de Teatro Et Al e conheça o programa completo da Mostra.