COM.UNIDADE - Requalificar espaço público e criar comunidade
No Bairro Amarelo, o projeto "Requalifica! O Monte de Caparica!” trouxe novas cores a um recanto da rua do Moinho. Canteiros limpos e arranjados, novas plantas, muros pintados e “assinados” por muitos dos trabalhadores da obra, com impressões das palmas das mãos de vizinhos e alunos da EB Miradouro de Alfazina.
Um pouco mais abaixo, no Bairro Branco, nasceu um novo jardim. O “Jardim do Lago” - é esse o nome do projeto - surgiu de uma ideia e de muito trabalho de moradores da rua do Lago. Um pátio entre prédios, antes pleno de lixo e ervas, é agora um espaço para convívio e brincadeira, com muros pintados, um mural colorido e canteiros com plantas aromáticas e medicinais.
Presente na inauguração do Jardim do Lago, Inês de Medeiros - sempre rodeada de crianças - elogiou o empenho das comunidades nestes projetos, lembrando que “todos se envolveram nestas pequenas intervenções, que têm fortíssimo impacto para todos”. A Presidente da CMA - acompanhada pelos vereadores Francisca Parreira e Filipe Pacheco, e por Sandra Chaíça, Presidente da União de Freguesias de Caparica e Trafaria -, sublinhou ainda que “estas comunidades, que têm uma imensa afetividade e carinho ao seu bairro, apesar de conscientes de algumas dificuldades, querem mostrar o melhor que esta comunidade tem. Eles merecem, Almada merece e a Câmara está ao lado deles para que possam continuar a fazer este trabalho tão importante”.
Estas obras de requalificação do espaço público estão enquadradas no projeto COM.UNIDADE, financiado pelo PRR Comunidades em Ação, Operação Integrada Caparica - Trafaria, no eixo Cidadania e Empoderamento das Comunidades. O COM.UNIDADE apoia ideias e iniciativas da comunidade, que visem o bem-estar comum dos residentes nos Bairros do PIA, reforçando laços e valorizando a comunidade através da apropriação positiva do espaço público. Cada projeto conta com um apoio na ordem dos 1000€, sendo que tem ainda o acompanhamento técnico da Santa Casa da Misericórdia de Almada e do Centro Social Paroquial Cristo Rei, e o apoio na execução das obras de diferentes unidades orgânicas do Município (Higiene Urbana, Espaços Verdes, Desporto, Obras, Manutenção), para além da colaboração de serviços da Junta da União de Freguesias.
Junto a um conjunto de fotografias que contam a história do “Jardim do Lago”, Inês de Medeiros sorriu e lançou uma pergunta a uma das moradoras, autora do projeto e da candidatura ao COM.UNIDADE: “E agora? Como é que é daqui para a frente?” A resposta foi pronta, também acompanhada de um sorriso: “ Agora temos de ser como os cães de guarda, sempre atentos e vigilantes”.
Pouco depois, enquanto pintava uma pedra com a palavra “sonho”, a Presidente da CMA foi confrontada com uma daquelas perguntas difíceis que só as crianças sabem fazer: “O que faz um Presidente de Câmara?” Inês de Medeiros parou, pensou um pouco, olhou para a pedra que ainda decorava, e respondeu: “Tenta ajudar a fazer o que nos deve mobilizar a todos, que é realizar os vossos sonhos”.
E foi uma história de um sonho concretizado que Clara Jorge, 73 anos, nos contou. Moradora do Bairro Amarelo há pouco mais de cinco anos, decidiu juntar-se a uma vizinha e apresentaram a candidatura ao COM.UNIDADE. Aprovado o projeto, seguiu-se uma enorme trabalheira. “Muita limpeza, plantação de muitas flores novas, mas principalmente tirámos daqui muito lixo e mobilizámos a comunidade”.
Clara Jorge não tem dúvidas de que aquela pequena obra, na rua do Moinho, “é o início de uma nova fase no bairro. Estamos felizes, não tanto pela obra, mas pelo que deixou de mudança nas pessoas”. A resposta à pergunta sobre como lhe surgiu a ideia de requalificar aquele espaço diz quase tudo. “É uma ideia velha, de quase todos nós. Não há ninguém aqui que não sonhe com coisas novas no bairro.”