Almada
Desporto
Participação
22 January 2023

Congresso do Desporto reúne contributos para Plano Estratégico

Mais de uma centena de pessoas participaram este fim de semana no Congresso do Desporto, no Fórum Municipal Romeu Correia e na Oficina de Cultura, com o objetivo de definir a melhor estratégia para potenciar Almada como território desportivo.

Image
Almada, Desporto, Congresso do Desporto
Mais de uma centena de pessoas participaram no Congresso do Desporto realizado nos dias 20, 21 e 22 de janeiro. ©Florbela Salgueiro | CMA
Image
Almada, Desporto, Congresso do Desporto
Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, e Inês de Medeiros presidente da Câmara Municipal de Almada. ©Florbela Salgueiro | CMA
Image
Almada, Desporto, Congresso do Desporto
Filipe Pacheco, vereador da CMA, apresentou os cinco eixos do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Desporto. ©Florbela Salgueiro | CMA
Image
Almada, Desporto, Congresso do Desporto
Conferência de abertura “O papel do Jogo, da Brincadeira e da Aventura na construção da Criança, do Desportista e do Cidadão” por Carlos Neto, professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. ©Florbela Salgueiro | CMA
Image
Almada, Desporto, Congresso do Desporto
Miguel Oliveira e Alberto Chaíça no Congresso do Desporto. ©Anabela Luís | CMA
Image
Almada, Desporto, Congresso do Desporto
Conferência "O papel do atleta de alta competição", por Miguel Oliveira e Alberto Chaíça. ©Anabela Luís | CMA
Image
Almada, Desporto, Congresso do Desporto
Mais de uma centena de pessoas participaram no Congresso do Desporto realizado nos dias 20, 21 e 22 de janeiro. ©Florbela Salgueiro | CMA

O Congresso do Desporto “marca uma nova política municipal do desporto no nosso concelho que se pretende que seja cada vez mais eficaz e mais próxima da comunidade”, afirmou Inês de Medeiros, presidente da CMA.

Durante três dias foram recolhidos contributos e debatidos os principais eixos do futuro Plano Estratégico de Desenvolvimento do Desporto no concelho de Almada.

Na abertura do Congresso, o presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude sublinhou a importância da comunidade associativa do concelho. Vítor Pataco afirmou que “são estas entidades que enriquecem e dão cor à vida de milhares de pessoas, que no dia a dia usufruem do desporto e da atividade física neste concelho – desde os mais jovens aos seniores”.

Filipe Pacheco, vereador responsável pelo Desporto, concluiu que a falta de diagnóstico da realidade do concelho, de objetivos claros a atingir e de avaliação do impacto na comunidade das iniciativas promovidas e das infraestruturas existentes, originaram a necessidade de criar um Plano Estratégico de Desenvolvimento do Desporto (PEDD).

Para Inês de Medeiros é fundamental “construir um Plano Estratégico que privilegie o entendimento e reforce o diálogo permanente entre a Câmara Municipal e todos os nossos parceiros – atletas, formadores, treinadores, famílias, escolas, junta/uniões de freguesia, clubes, coletividades, ginásios, empresas –, que reflita e acentue o dinamismo de Almada, tornando cada vez mais eficaz as respostas que temos de criar para que o movimento associativo seja reconhecido, apoiado, fomentado”.

A preparação do Congresso do Desporto foi precedida, nos últimos meses, de 11 reuniões setoriais (por modalidade), cinco reuniões territoriais (por união de freguesia/freguesia) e seis reuniões internas com os diferentes departamentos da CMA, nas quais estiveram envolvidas perto de uma centena de entidades. Este processo de participação e partilha tem como objetivo a elaboração de um Plano Estratégico que reflita os contributos da comunidade desportiva do concelho.

Durante os próximos meses vão ser aprofundados os cinco grandes eixos estratégicos que constituem o PEDD:

 

1. Prática desportiva

Promover a melhoria da qualidade da prática desportiva, aumentando os índices de prática desportiva, nos vários contextos de intervenção.

 

2. Associativismo Desportivo

Estabelecer práticas colaborativas dinâmicas com as Associações Desportivas, no sentido de promover e qualificar a sua intervenção na comunidade, valorizando os seus recursos humanos.

 

3. Infraestruturas Desportivas

Qualificar o Território através da melhoria e crescimento da rede de equipamentos desportivos, potenciando a sua utilização.

 

4. Inovação e Desenvolvimento Sustentável

Valorizar o Desporto como meio para a melhoria da acessibilidade, da participação e inclusão dos cidadãos na comunidade, promovendo a adoção de práticas inovadoras e sustentáveis nos processos de organização desportivos.

 

5. Turismo e Grandes Eventos

Potenciar os recursos físicos e naturais do Concelho, promovendo e acolhendo eventos em meio natural, promovendo o território, enquanto destino desportivo e de turismo ativo, através de processos e práticas ambientalmente sustentáveis

 

“Queremos construir este documento de forma colaborativa e que tenha aplicabilidade prática”, afirmou Filipe Pacheco. Além da apresentação dos cinco eixos fundamentos do futuro Plano Estratégico, Filipe Pacheco revelou ainda alguns dos compromissos que a CMA pretende implementar e ver refletidos no PEDD:

- Criação de um Conselho Municipal do Desporto, que reúna de forma periódica com o objetivo de refletir e analisar as políticas que estão a ser implementadas, o Plano Estratégico, mas também toda a dimensão do desporto no concelho;

- Aumento do apoio financeiro ao desporto de formação: aumento do número de atletas, dos escalões de idade abrangidos e das despesas elegíveis;

- Criação de um programa de requalificação de infraestruturas de proximidade (ex.: Polidesportivo de Cacilhas requalificado no final de 2022; neste momento, encontra-se a avançar a requalificação do Polidesportivo de Vila Nova da Caparica, no âmbito do Orçamento Participativo);

- Natação no 1.º Ciclo: todos os alunos do 1.º ciclo devem saber nadar até 2026;

- Ciclismo no 1.º Ciclo: aprender a andar de bicicleta no 1.º ciclo é essencial para promover verdadeiramente a mobilidade suave no contexto urbano.

 

A CMA vai ainda realizar nos próximos meses um inquérito profundo à prática desportiva no concelho e o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Desporto em Almada vai ser apresentado à comunidade durante este ano.

 

Consulte aqui as conclusões do Congresso do Desporto.