Esta é “uma grande festa de Almada. Hoje, é um festival conhecido e reconhecido nacional e internacionalmente. É um festival de partilha com os amigos, de partilha com a família e é essa a partilha que fez deste festival o enorme sucesso que ele é e que nós queremos multiplicar nos próximos três anos”. André Sardet, da empresa Domingo no Mundo, que vai produzir em consórcio com a Music Mov as próximas três edições d’O Sol da Caparica, apresentou o cartaz e algumas das inovações do festival em 2024.
A troca de pulseiras dentro do próprio festival, que vai evitar a permanência em filas e permitir que as pessoas entrem mais rapidamente no recinto, é uma das novidades desta edição. A realização de sunsets antes dos concertos é outra inovação na edição. Com uma programação eclética, o festival vai contar com quatro palcos: palco Mar, palco Terra, palco Anfiteatro e, pela primeira vez, o palco Almada que valoriza e prestigia a cultura, os artistas e os moradores do concelho de Almada.
Fazem parte do cartaz deste ano músicos nacionais, internacionais e locais, como Diogo Batáguas, que será curador da programação de comédia. King Bigs, M.A.C. (Missão a Cumprir) Mura e Stereossauro, são alguns exemplos.
Além da música, há muito mais para ver e fazer neste festival, com espetáculos de dança, humor, artes performativas ou DJ sets.
Segundo André Sardet, as próximas edições vão guiar-se por quatro eixos: cultura (através da música, das artes performativas ou da comédia); ambiente (através da promoção da sustentabilidade do festival, promovendo comportamentos sustentáveis junto dos festivaleiros); inclusão (o objetivo é, ao longo dos próximos três anos, integrar no cartaz pessoas com deficiência, por exemplo) e economia circular (através da escolha de parceiros locais, para que a economia do concelho possa beneficiar do evento).
O último dia do festival, 18 de agosto (domingo) continua a ser dedicado às crianças, com uma programação especial a pensar nos mais pequenos e nas famílias. As portas vão abrir às 10h e fechar às 14h, voltando a abrir às 16h para a continuação do festival, com programação nos quatro palcos.
Inês de Medeiros, presidente da CMA, reforçou a ideia da lusofonia que continua a ser um elemento agregador deste festival, afirmando que “a cada nova etapa, O Sol da Caparica evolui, cresce. Tem-se afirmado, cada vez mais, como um grande festival da Língua Portuguesa nas mais variadas expressões”.
Os bilhetes já estão disponíveis em todos os pontos de venda oficiais da MEO Blueticket.
Bilhetes com desconto para residentes do concelho de Almada
Tal como é habitual desde a primeira edição, os residentes do concelho de Almada contam com um preço especial. As entradas vão ser disponibilizadas para venda, a partir de julho, mediante prova de residência no concelho (limitado ao stock existente), no Fórum Romeu Correia e Posto de Turismo da Costa da Caparica.
Bilhetes | Preços
Bilhete Diário – 28 €
Passe 4 Dias – 78,50 €
Dia da Criança (18 de agosto das 10h - 14h) – 3 €
Passe 4 Dias Família (Inclui Dia da Criança - 18 de agosto; duas crianças e dois adultos e exclusivo a residentes de Almada) – 150 €
Mais informações
https://festivalosoldacaparica.pt/
https://www.facebook.com/osoldacaparica