O Agroparque das Terras da Costa e do Mar é um projeto da CMA, em parceria com Associação Industrial Portuguesa, a Ensaios e Diálogos Associação, a FCT-NOVA e o ISEL (entidades que vão executar o projeto no terreno), iniciado em 2022 e com conclusão prevista para o final de 2025.
“Um projeto desta dimensão e complexidade, a cada etapa vai levantar questões, interrogações e vai, certamente, evoluir. Pelo que tenho acompanhando, é muito bom ver presenças aqui envolvidas a pensar e a interrogar. É muito bom que assumam como seu um projeto que só faz sentido se for de todos nós”, disse Inês de Medeiros, presidente da CMA, no encerramento do seminário que contou com a presença de agricultores e pescadores locais.
O grande objetivo passa por “qualificar um território de grande vocação agrícola, as Terras da Costa, através da valorização da atividade dos agricultores, habilitando-os para uma agricultura mais sustentável”, explicou Duarte Mata, diretor do Departamento de Intervenção Ambiental, Clima e Sustentabilidade da CMA, durante o seminário dedicado ao Agroparque Terras da Costa e do Mar.
A criação deste agroparque será assente numa “marca de qualidade, capaz de contribuir para novos mercados de proximidade, aproximando produtores e consumidores, e valorizando economicamente os produtores para a nova realidade dos circuitos curtos”, afirmou aquele responsável. "Circuitos curtos" significa a venda direta do produtor ao consumidor ou a venda através de um único intermediário.
Além da agricultura, este agroparque pretende valorizar também os produtos do mar provenientes das águas da Costa da Caparica.
O Agroparque das Terras da Costa e do Mar é um projeto que integra o Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecias e contempla financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), especificamente do plano estratégico para a execução da Operação Integrada Local 2 – Costa da Caparica, tendo cofinanciamento de 2,75 milhões de euros.
A partir de hoje, é possível consultar o site oficial deste Agroparque - https://agroparqueterrasdacostaedomar.pt/ -, apresentado durante o seminário de hoje, onde é possível saber mais sobre o projeto e até aceder ao marketplace onde são vendidos frutos e legumes das Terras da Costa.