Capela de São João da Ramalha
A capela está integrada na Quinta da Ramalha, edificada no séc. XV, mas que até ao séc. XVIII foi conhecida como Quinta das Farinhas. A partir daí passou a ser designada por S. João da Ramalha, muito provavelmente devido à procissão que se destinava ao Oratório de Santo Antão na capela da quinta, construído em 1456.
A Romaria relaciona-se com a agricultura, acreditando os fiéis que o santo venerado favorece as colheitas. O evento religioso dura dois dias, a imagem de S. João Baptista sai da igreja de Santiago no dia 23 de junho, passando a noite na capela da quinta. Na manhã do dia seguinte, a festividade realiza-se em sentido contrário e o santo transporta uma coroa dos primeiros frutos apanhados na Ramalha e é enfeitado com uvas.
A Quinta da Ramalha é constituída atualmente pela casa de habitação, pátio, capela e pórtico da entrada, do séc. XVII-XVIII. No portal decorado com azulejos azuis e brancos, encontra-se a figura da imagem de S. João Baptista, onde podia ler-se o nome da Quinta e a data de 1872. Esta lápide foi deslocada da porta ogival, encontrando-se atualmente na parede exterior, junto ao lado esquerdo de uma porta sem aquela característica.
Nota: Esta capela só abre para a procissão de S. João no dia 23 de junho às 18h00 e no dia 24 de junho às 09h30.
Localização:
Rua de José Justino Lopes
2805-320 Cova da Piedade