Santuário Nacional de Cristo Rei

Banner Almada

O desejo de construir um monumento a Cristo Rei nasce em 1940 quando os bispos portugueses fazem o voto de erguer sobre Lisboa um Monumento ao Sagrado Coração de Jesus se Portugal fosse poupado da Guerra. Portugal manteve uma posição de neutralidade na II Guerra Mundial, não participando diretamente nas ações bélicas e esse facto foi decisivo para que se colocasse em marcha uma campanha nacional de angariação de fundos, para que a construção fosse uma realidade. E, finalmente em 1959 o Monumento a Cristo Rei foi inaugurado, erguendo-se a 113 metros sobre as cidades de Almada e Lisboa, oferecendo uma vista panorâmica de 360º sobre as duas margens do rio Tejo e arredores. Dentro dos quatro pilares do Monumento a Cristo Rei, símbolo dos quatro pontos cardeais, encontra-se a Capela de Nossa Senhora da Paz, da autoria do Arquiteto António Lino. A imagem de Nossa Senhora é obra de Mestre Leopoldo de Almeida, sendo uma réplica da mesma imagem que foi oferecida para a Igreja de Santo Eugénio em Roma, por ocasião do Ano Santo de 1950. Em 17 de Maio de 2006, a capela foi profundamente remodelada, sendo alterada a Capela-Mor e a Capela do Santíssimo Sacramento. Nestas alterações contou-se com a colaboração do arquiteto João de Sousa Araújo.

Horário de funcionamento:
Aberto todos os dias: 10:00 - 18:00