Skip to main content

Pátio Prior do Crato

Pátio Prior do Crato

O pátio constitui um conjunto edificado de características renascentistas, singulares no contexto urbanístico do Centro Histórico de Almada. A denominação provém do facto de D. António, Prior do Crato, pretendente à Coroa Portuguesa, ter herdado neste local algumas casas de seu pai, o infante D. Luís.

Defende-se que aqui terá ocorrido a primeira representação do "Auto da Índia" de Gil Vicente, no ano 1509 e que, pontualmente, era residência da corte.

Em vésperas da Revolução de 1640, o duque de Bragança (futuro D. João IV) aqui reuniu com apoiantes à restauração da independência nacional.

O pátio é considerado o berço do movimento associativo almadense, por nele se ter instalado, num primeiro momento, a associação "Os Cabralistas" e, no ano de 1848, a Incrível Almadense, a mais antiga sociedade de recreio local e a segunda mais antiga de Portugal continental.

Durante o séc. XIX, o pátio serve de palco para diversas manifestações teatrais e aqui nasce também o Festival Internacional de Teatro de Almada.

 

Localização:
Pátio Prior do Crato 
2800-189 Almada

Mapa