5 February 2015

Controlo da lagarta do pinheiro

A Câmara Municipal está a instalar, em vários locais do concelho, ninhos destinados a aves predadoras da lagarta do pinheiro, de forma a combater esta praga.
Cma Logo
A instalação, a título experimental, de caixas-ninho em diversas árvores, visa atrair aves, nomeadamente chapins, que se alimentam de lagartas do pinheiro ou lagartas «processionárias». O objetivo é colocar estes ninhos em espaços verdes onde o problema tem maior incidência. A esta experiência soma-se ainda a intervenção anual dos serviços municipais que, todos os anos e de uma forma preventiva, «vacinam» as árvores (pinheiros e cedros). Perigos da lagarta do pinheiroA lagarta do pinheiro, que assume o nome de «processionária», pela sua característica descida das árvores em procissão, provoca danos nas árvores mas também pode ter implicações na saúde pública, pois os seus pelos provocam alergias no ser humano e em animais domésticos.