Diálogos luso-africanos: Gerajazz e convidados
10 jan. (sáb.) | Teatro Municipal Joaquim Benite - 21h
A Gerajazz é uma orquestra de jazz que nasceu no ano de 2010 no seio da Orquestra Geração, um projeto centrado na ação e desenvolvimento social através da música, inspirado no Sistema venezuelano de ‘Orquestras Infantiles e Juveniles’. Com direção artística do maestro e professor Eduardo Lála, a Gerajazz tem vindo a desenvolver um intenso trabalho de formação de crianças e jovens. Mais do que uma orquestra, a GeraJazz é uma comunidade de aprendizagem e criatividade. Como afirmou o maestro Eduardo Lála em entrevista à Rimas e batidas, “uma orquestra é uma pequena sociedade”, um espaço onde se cultivam não apenas competências musicais, mas também valores como a cooperação, a disciplina e o sentido de pertença.
Neste concerto, a Gerajazz celebra a confluência entre o jazz e os ritmos afro-lusófonos. Com cerca de 30 jovens músicos e professores em palco, o espectáculo tem como solistas convidados as cantoras Isabel Novella (de Moçambique) e Anastácia Carvalho (com raízes em Angola e São Tomé e Príncipe); o músico guineense José Braima Galissá, mestre de kora; e o percussionista Iúri Oliveira, cuja carreira tem navegado entre o jazz e a world music. Há ainda uma solista muito especial: a violinista Edvânia Moreno, uma jovem que cresceu na Orquestra Geração e que agora trilha já um percurso profissional, não só como instrumentista mas também como compositora. Todos juntos vão apresentar temas emblemáticos do universo afro-lusófono, como Sodade, Mamã África, Bom Feeling (numa homenagem a Sara Tavares), Mulemba Xangola e Aninha, criando uma viagem sonora entre a tradição e a reinvenção.
Duração: 45 min.
Classificação: M/6 anos.
Direção musical: Eduardo Lála
Interpretação: Gerajazz
Solistas: Isabel Novella (voz), Anastácia Carvalho (voz), José Braima Galissá (kora), Iúri Oliveira (percussão), Edvânia Moreno (violino).