Dunas das praias de São João da Caparica e Cova do Vapor em recuperação
2ª fase do Projeto ReDuna já está no terreno
Decorre nas praias de São João da Caparica e Cova do Vapor a segunda fase deste projeto de restauro ecológico de dunas, com provas dadas, que pretende reforçar a retenção de areias do sistema dunar, de forma a fortalecer estas barreiras naturais contra o avanço do mar e a erosão costeira.
Porque são importantes as dunas?
As dunas são barreiras físicas naturais, essenciais para proteger o litoral da ação dos ventos e das ondas, e limitar o avanço da linha de costa. São também zonas de elevada importância ecológica, onde habitam várias espécies de animais e plantas.
O que é o ReDuna?
O ReDuna é um projeto de iniciativa municipal que visa promover a restauração ecológica e a recuperação do sistema dunar das praias do concelho de Almada, aumentando a capacidade de retenção das areias e tornando o cordão dunar mais resistente à erosão provocada pelo vento e pelo mar. Estas ações de restauro integram a política municipal de adaptação às alterações climáticas, como forma de responder à subida do nível do mar e consequente risco de galgamento nas zonas costeiras.
Quando começou?
Este projeto teve início no ano de 2015, na sequência de fortes tempestades que assolaram o litoral almadense no inverno, tendo as intervenções de restauro da altura sido concentradas na Praia de São João da Caparica. Foram então instaladas paliçadas de vime numa extensão de 1 km, com a função de reter as areias transportadas pelo vento, ao mesmo tempo que se plantaram espécies dunares adaptadas a estes ecossistemas, como o estorno, o cardo-rolador, o cravo-das-areias e a camarinha, essenciais para fixar as areias e estimular a biodiversidade local. Paralelamente, foram definidos e instalados novos acessos, com estruturas próprias para esse efeito, de modo a limitar o pisoteio e a circulação pelas dunas.
Todo o processo de restauração ecológica da duna foi monitorizado com regularidade, em parceria com Centros de Investigação e Universidades, mostrando que a intervenção na Praia de São João da Caparica se saldou num enorme sucesso, ao potenciar o crescimento do cordão dunar.
O que vai acontecer agora na segunda fase?
Em 2023, terá início a segunda fase do Projeto ReDuna, que visa ao mesmo tempo o reforço do troço anteriormente intervencionado em São João da Caparica, entretanto afetado por novas tempestades invernais, bem como a expansão desta eficaz metodologia de restauro dunar à área da Cova do Vapor, uma zona com o cordão dunar muito fragilizado e em elevado risco de erosão e galgamento.
O plano de intervenção para esta segunda fase prevê a instalação de mais 5 km de paliçadas de vime, no interior das quais serão plantadas cerca de 80 000 plantas nativas das dunas, com vista a estimular a recuperação natural do sistema dunar. Parte dos processos de regeneração vegetal passam por campanhas de recolha de sementes locais e sua propagação em viveiro, com vista a preservar a diversidade genética da vegetação da região.
Para garantir o sucesso da intervenção, serão igualmente instaladas estruturas de restrição de acesso e controlo de pisoteio, para proteção das áreas em recuperação, bem como sinalética de sensibilização ambiental, de modo a alertar os utilizadores das praias para importância das dunas e apelar ao envolvimento de todos na sua preservação.
Faça a sua parte e ajude a proteger as dunas!
Para o sucesso das intervenções de restauro dunar que estão a ter lugar, é essencial a colaboração de todos os agentes e utilizadores da praia. Alguns cuidados simples a ter:
- Não atravessar as áreas em recuperação
- Não mexer nem criar aberturas nas paliçadas
- Não pisar as plantas das dunas
- Não perturbar os animais que aqui vivem todo o ano
Participe nas ações de voluntariado que serão divulgadas ao longo do ano e venha ajudar a recolher sementes, plantar espécies nativas, remover exóticas, e instalar vedações e sinalética de proteção do ReDuna!
As ações de sensibilização e educação sobre o projeto ReDuna integram-se no projeto europeu NBS EduWORLD: