“Pareceu-me que seria uma pena chegarmos ao final destes três anos e não tivéssemos uma síntese ou, pelo menos, uma forma organizada de contar esta história. E, no fundo, este livro foi o que pretendeu fazer.” As palavras são da autora do livro, Rosário Oliveira, arquiteta paisagista e investigadora do Instituto de Saúde Ambiental e do TERRA - Laboratório para a Sustentabilidade do Uso do Solo e dos Serviços dos Ecossistemas da Universidade de Lisboa, que narra um pouco da história das Terras da Costa e o que comporta o projeto do Agroparque.
“Esta é uma história que é contada, e que pode ser lida não só por um público mais técnico, mas também por qualquer pessoa que, não tendo formação técnica, facilmente percorre oito secções, que estão assinaladas com textos de resumo”, disse a autora.
Durante a apresentação do livro foram tratados temas ligados ao financiamento PRR – Operação Integrada Local (OIL) 2 – Costa da Caparica, uma vez que a implementação do projeto do Agroparque está a ser desenvolvido com financiamento deste fundo.
Ana Filipa Barros, da CMA, resumiu o trabalho integrado no projeto do Agroparque, referindo a requalificação do espaço público, a construção de um eco-edifício para apoio dos agricultores e pescadores locais ou a criação da Marca Terras da Costa e do Mar. Ao longo de três anos de implementação do projeto, foram realizadas mais de 250 ações junto da comunidade, abrangendo cerca de 2700 pessoas.
Houve tempo para uma mesa redonda moderada por Rosário Oliveira, com participação de Duarte Mata (CMA), Rita Silva (E-DA - Ensaios e Diálogos Associação), Jorge Gaspar (AIP - Associação Industrial Portuguesa) e Adriane Brito (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa).
Para saber mais sobre este projeto, já pode consultar o e-book “Agroparque Terras da Costa e do Mar, Um projeto Transformador”, parte integrante do PRR OIL 2 - Costa da Caparica, Agroparque Terras da Costa e do Mar.
