Almada
Reabilitação Urbana
10 November 2022

Encontro Nacional debate “Turismo e Centros Históricos

Arrancou hoje em Almada o XVIII Encontro Nacional e Municípios com Centro Histórico. Ao longo de três dias vão ser debatidas as diferentes realidades dos centros históricos portugueses, os seus problemas e desafios na revitalização e modernização, mas também na salvaguarda do património e do tecido social, e o papel do turismo sustentável.

Almada, Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, Centros Históricos
Entrega do Prémio Nacional "Memória e Identidade" 2022, a título póstumo, a José Saramago, recebido por Nuno Domingos, em representação de Pilar del Rio, entregue por Inês de Medeiros, presidente da CMA, e Nuno Pereira, presidente da APMCH.
Inês de Medeiros, presidente da CMA, no XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico. ©Florbela Salgueiro | CMA
Helena Roseta, galardoada com o Prémio Nacional "Memória e Identidade" em 2021, no XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico. ©Florbela Salgueiro | CMA
Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, no XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico. ©Florbela Salgueiro | CMA
Catarina Coelho, subdiretora da Direção-Geral do Património Cultural, no XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico. ©Florbela Salgueiro | CMA
Sofia Pontes, da CM Loulé, no XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico. ©Florbela Salgueiro | CMA
Arquiteto Victor Mestre no XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico. ©Florbela Salgueiro | CMA

Os municípios portugueses com centro histórico estão reunidos em Almada, entre 10 e 12 deste mês, para refletir sobre o turismo e o seu impacto, quer como fator de desenvolvimento e de regeneração, mas também como possível ameaça ao património edificado, às atividades tradicionais e à permanência da população residente.

Na sessão de abertura, a presidente da CMA referiu o trabalho desenvolvido pela autarquia no domínio da revitalização urbana, com destaque para alguns projetos em curso, como o Largo de Cacilhas – com a musealização das Salgas Romanas –, ou outros planos em estudo para a zona ribeirinha, como é o caso do Cais do Ginjal e do Caramujo-Romeira,com o objetivo de criar harmonia e novas vivências na cidade”.  Inês de Medeiros destacou ainda casos de reabilitação patrimonial, como o Solar dos Zagallos, na Sobreda, que vai permitir dar um novo fôlego àquela zona e vai criar um novo centro histórico”, para além do Presídio da Trafaria, do Palacete António José Gomes, na Cova da Piedade, e da Casa da Cerca. O nosso objetivo é devolver às pessoas aquilo que é um património de todos.”

Inês de Medeiros defendeu ainda queo desenvolvimento turístico não é incompatível com a preservação do património e com a vivência local”, manifestando a importância de salvaguardar os direitos fundamentais de quem habita os centros urbanos, afirmando quese perdermos os nossos habitantes, perdemos a nossa identidade.”

Também o presidente da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico, Hugo Pereira, a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, e a subdiretora da Direção-Geral do Património Cultural estiveram presentes no arranque do XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico.

Nesta ocasião foi entregue o Prémio Nacional Memória e Identidade” 2022 que distinguiu, a título póstumo, José Saramago. O prémio – que pretende enaltecer a carreira de quem se destacou ao longo da vida nas áreas da arquitetura, da engenharia, da história e das artes, pugnando sempre pela defesa e pela divulgação dos centros históricos, enquanto conjuntos representativos de valores culturais e artísticos, cuja memória importa preservar e cuja vida se impõe dinamizar. O prémio foi recebido por Nuno Domingos, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santarém, em nome de Pilar del Rio, mulher do escritor e presidente da Fundação José Saramago.

Coube a Helena Roseta, arquiteta galardoada em 2021 com Prémio Nacional Memória e Identidade”, apresentar e contextualizar o tema do encontro Turismo e Centros Históricos”.

Ao longo dos próximos dias os participantes vão continuar a debater a importância do turismo e as suas implicações nos centros históricos, quer como fator de desenvolvimento e de regeneração, mas também de ameaça ao património edificado, às atividades tradicionais e à permanência da população residente.

Destaque para a apresentação de alguns projetos no concelho como a requalificação do antigo edifício da EDP, do arquiteto Keil do Amaral, que será transformado, com um projecto assinado pelo arquiteto Ricardo Bak Gordon, no novo edifício de serviços e Paços do Concelho da CMA, da antiga Casa do Tanoeiro, em Porto Brandão, reabilitada pelo arquiteto Gonçalo Frias, e a recuperação de uma das casas emblemáticas da Trafaria, situada junto ao cais de embarque, pelo arquiteto Tetesuia Vilela.

Entre os temas em debate estão também a convivência entre habitação e lazer, a disponibilização de habitação para arrendamento permanente, as questões da transformação de usos do edificado, o alojamento local, a mobilidade e a limpeza urbana, ou os instrumentos de financiamento e legislativos.

Além dos vários painéis de debate, os participantes vão fazer uma visita guiada aos centros históricos de Cacilhas, Porto Brandão e Trafaria, a partir de um cruzeiro no Tejo.

A 18.ª edição do Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico é organizada pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico e a Câmara Municipal de Almada.

Conheça o programa completo do XVIII Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico