Skip to main content
Almada
Auditório
Igualdade
Ciências e Tecnologia
Educação
Juventude
11 October 2022

Engenheiras Por Um Dia

O Fórum Romeu Correia foi palco do programa Engenheiras Por Um Dia”, que visa promover, junto das jovens estudantes do Ensino Básico e Secundário, a opção pelas engenharias e tecnologias, e combater os estereótipos que podem condicionar as opções escolares e profissionais.

Image
engenheiras

Na sessão de abertura, Ana Carolina Vilas Boas, Chefe de Divisão de Intervenção Social, em substituição do Vereador Filipe Pacheco, com pelouro do Desporto e Juventude, reiterou que “é com enorme satisfação que Almada recebe e acolhe esta iniciativa da apresentação da 6.ª edição do programa Engenheiras Por Um Dia, neste dia tão importante para nós que é o Dia Internacional das Raparigas”. A Chefe de Divisão de Intervenção Social mencionou ainda a questão da sub-representação das raparigas, que ainda persiste nas áreas de ensino ligadas às engenharias e tecnologias”.  Finalizou, deixando votos de que seja mais um contributo para a quebra de preconceitos e ideias associadas às profissões, levando mais raparigas a escolher livremente o seu futuro”.

Manuel Albano, vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, refere que o projeto tem a particularidade de procurar, incentivar e trazer as TICS para o mundo feminino”. No que toca às intervenções a fazer na área, o vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género expõe que tem de ser desde o início, não podemos ter intervenções remediativas. Temos de ter intervenções preventivas, consentâneas e constantes no início de todo o ciclo escolar, começando na creche e pré-escolar, a trabalhar esta questões de uma forma desprendida”.

No painel Escolas enquanto agentes de mudança pela igualdade de género”, onde estiveram presentes representantes dos agrupamentos de escolas Tondela Cândido de Figueiredo, Infante D. Pedro e Aver-O-Mar e Simone Siebra, da Women in Tech, foi possível ouvir diferentes temas como parcerias, voluntariado, desenvolvimento, abertura de horizontes e o papel das empresas.

Em Almada, o Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio já faz parte do projeto, tendo Ana Carolina Vilas Boas comentado que seria interessante podermos alargar a outros agrupamentos de escolas”.