PATRIMÓNIO
Visitável: Sim
Condições de Acesso: Condicionado a horário
Cronologia: Séculos XX / XXI
Propriedade/Natureza: Pública (municipal)
Gestão/Entidade: Câmara Municipal de Almada / Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade
ENQUADRAMENTO LEGAL
Classificado: Não
HORÁRIO
Normal
CONTACTOS
Escola Básica n.º 1 do Pragal
Construída, em 1958, ao abrigo do Plano Centenário, projeto delineado durante o Estado Novo que previa a implantação de escolas em larga escala entre 1941 e 1974. O plano procurava adaptar características arquitetónicas regionais aos edifícios escolares, que seriam depois disseminados por várias localidades, seguindo tipologias urbanas ou rurais.
Os arquitetos Rogério de Azevedo (Norte e Centro) e Raúl Lino (Centro e Sul) assinam os primeiros modelos deste plano, os quais seriam depois implementados pela Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, com soluções para uma e duas salas em piso térreo e três e quatro salas em dois pisos, a partir da mesma planta, variando o aspeto exterior com a aplicação de cantarias, tijolo, gradeamentos e florões. Em Almada, as novas construções escolares são desenvolvidas pela Direção dos Edifícios Nacionais de Lisboa a partir de 1944, para quem o arquiteto Eduardo Moreira dos Santos desenvolve as tipologias «Ribatejo» e «Estremadura». Em 1956, instituem-se novas variações tipológicas, considerando necessidades territoriais específicas: «Tipo Urbano», com salas de aula com 8 m x 6 m e 3,50 m de pé direito, vestíbulo dimensionado para poder acolher uma escada, em caso de necessidade de ampliação de mais um andar, recreio coberto com alpendre, bloco sanitário e uma pequena arrecadação; «Tipo Rural», com uma sala de aula igual à de tipologia urbana, um anexo com dois compartimentos sanitários (um reservado à professora) e uma entrada com abrigo coberto.
A Escola Básica do Pragal é constituída por um edifício de dois blocos geminados com quatro salas cada, com separação entre rapazes e raparigas, dois pisos e entradas e acessos diferenciados, recreios e pátios cobertos. Em 2002, foi ampliada com novo edifício apartado para utilização como refeitório, atividades de tempos livres, sala de professores e biblioteca. Possui dez salas de aula e funciona para as valências do pré-escolar e 1.º ciclo. Integra o Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade.