24 June 2023
VER MAPA

Está tudo em Festa 2023 – Carlão

c1

Filho de pais cabo-verdianos, Carlos Nobre Neves nasceu em Angola, tendo viajado para Portugal no mesmo ano do seu nascimento, 1975.

Sob o pseudónimo “Pacman”, entre 1993 e 2009 foi um dos vocalistas e o principal letrista dos “Da Weasel”, a mítica banda de Almada.

Nos anos noventa escreveu sobre música para o jornal “Blitz” e na década de 2000 assinou crónicas na revista “Domingo” do “Correio Da Manhã”, vindo mais tarde a ser responsável pela coluna “A Impossibilidade Das Mulheres” que transitou da revista “Playboy” para a congénere “GQ”.

Após o término dos “Da Weasel” gravou dois discos com “Os Dias De Raiva” (em 2010 e 2011), banda trash/hardcore, e logo a seguir embarcou no projeto “Algodão”, viagem intimista na qual a música serviu de pouco mais do que suporte para textos de cariz bastante pessoal, quase sempre ditos. Com “Algodão” gravou também dois discos, em 2011 e 2012.

No final de 2013 entra em estúdio com Fred Ferreira e Regula, e, sob o seu nome de sempre - Carlão - grava o disco “5-30” que é editado em 2014 e marca um regresso a sonoridades mais próximas do Hip-Hop e daquilo que tinha feito com os “Da Weasel", ao mesmo tempo que devolve a sua voz ao circuito de concertos em palcos grandes. Nesse mesmo ano começa a gravar “Esquadrão Do Amor”, programa televisivo do Canal Q, criado e apresentado por Ana Markl, integrando o painel de comentadores, juntamente com Cláudio Ramos, São José Correia ou Marta Bateira aka M7.

Em 2015, ano em que completa quarenta anos de idade, Carlão edita um álbum em nome próprio, justamente intitulado “Quarenta”; o sucesso do primeiro single “Os Tais”, bastante tocado pelas rádios mais ouvidas do País, com mais de 7 milhões de visualizações no Youtube, dá lugar a uma intensa agenda de concertos.

No primeiro trimestre de 2016 lança, em edição digital, o EP “Na Batalha” com single homónimo, sendo este o mote para a sua digressão nesse ano. Juntamente com Boss Ac criou o tema-genérico do programa de cariz sociológico “E Se Fosse Consigo”, da autoria de Conceição Lino que estreou no mês de abril no canal televisivo SIC e foi líder de audiências, tendo granjeado vários prémios e menções honrosas na comunicação social.

Em 2017, colabora em “Livres & Iguais”, um projeto pedagógico de promoção da Interculturalidade, em parceria com a empresa Betweien, consolidado num livro que já vai na quarta edição, tendo recebido o selo de qualidade e reconhecimento do Plano Nacional de Leitura. Esta parceria prolonga-se até 2022.

Após desvendar “Agulha no Palheiro” e “Viver Pra Sempre” ainda em 2017, no ano seguinte Carlão apresenta o single “Contigo” (produzido por Branko e Pedro) e edita o álbum “Entretenimento?”, o qual conta com várias participações de relevo, tais como Manel Cruz, António Zambujo, Slow J, Holly, Nelson Correia e Edi Ventura. Depois de VHILS ter assinado a capa de “Quarenta”, coube agora a responsabilidade do design da capa de “Entretenimento?” a Miguel Januário aka ±MAISMENOS±.

No verão de 2019, surge "Bandida", tema que marca uma nova colaboração entre os irmãos Nobre, com letra de Carlão (Carlos Nobre) e composição e produção de João Nobre.

No início de 2020, lança “Assobia Para o Lado”, uma canção luminosa e positiva que, no fundo, chama a atenção para o que é importante valorizar na vida, transformando-se num verdadeiro sucesso nas rádios nacionais e num “elixir” para as famílias em período de confinamento.

O vídeo oficial desta música, com realização de Fernando Mamede, conta com mais de 7 milhões de visualizações, é agraciado com o Prémio Play na categoria de melhor vídeo e tem a colaboração de cantores, produtores, atletas, humoristas, familiares e colegas de banda; é o caso de Branko, Conan Osíris, Conguito, Inês Lopes Gonçalves, Joana Cruz, Marco Fortes, Nuno Markl e Sara Tavares, entre muitos outros.

Celebra a colaboração com outros músicos, em canções como: "A Noite" de Stereossauro, com Marisa Liz, “Aviões” de BeatBombers, "Me Domina" de Blaya, “Bom Rapaz” dos Quatro e Meia, “Advogado” de Bárbara Tinoco, “Nada a Perder” com Fernando Daniel e mais recentemente “Precipícios” com Carolina Deslandes.

Em 2021, Carlão integra a equipa de mentores do programa da RTP1 - The Voice Kids e lança uma versão da música Na Margem com a participação dos finalistas da sua equipa – Marina Maranhão, Mia Benita e Nuno Siqueira.

Em novembro, edita o tema 1986, em jeito de carta de amor musicada à sua primeira paixão – a música.

Em 2022 Carlão edita “A Maior Traição” e “Via Láctea feat. Tatanka”, tema que resulta do projeto “Bebe-se um café, escreve-se um refrão”, emitido no site da Rádio Comercial, o qual conta com sete programas que junta uma dupla de artistas em cada um deles, para partilharem os seus processos de criação em torno da construção de um refrão, a pedra basilar das canções. Percorre o País com espetáculos em nome próprio e realiza o tão aguardado concerto de Da Weasel, no Festival NOS ALIVE.

O frenesim para 2023 é grande: enquanto prepara um novo EP com edição prevista no segundo trimestre, renova o seu espetáculo em termos cénicos e com a sua banda, irrepreensível, está pronto para mais um ano de concertos poderosos. Com os Da Weasel, prepara mais uma noite inesquecível e única, nesta feita a Norte, no Festival Meo Marés Vivas, a 14 de julho.

Mantém presença no painel de mentores do The Voice Kids que terá exibição na RTP (domingos à noite) prevista para meados de abril e até final de junho.

Consulte o programa

Mais informações: