Câmara Municipal de Almada
Desporto e Lazer
27 February 2024

Eventos desportivos da CMA distinguidos no programa “Município Amigo do Desporto”

Os eventos Almada Extreme Sprint, Liga Pro Skate – Etapa Almada, e Caparica Surf Fest da CMA, foram distinguidos pela Cidade Social, no contexto do programa “Município Amigo do Desporto”, durante o seminário “Gestão de Eventos Desportivos em contexto municipal”, que decorreu a 23 de fevereiro, na Mealhada.

O Caparica Surf Fest foi considerado o Evento Desportivo Municipal Internacional do Ano 2024 (1.º Lugar), o Almada Extreme Sprint obteve a segunda posição enquanto Evento Desportivo Municipal Local, e a Liga Pro Skate – Etapa Almada destacou-se em 2.º lugar como Evento Desportivo Municipal Nacional/Regional.

A CMA considera que “este reconhecimento serve como um estímulo à perpetuação de boas práticas, sendo um incentivo à sua disseminação e, igualmente, para aqueles que as adotam, uma fonte de orgulho e motivação para prosseguirem com essas práticas" e "agradece a todos/as os/as trabalhadores/as, parceiros e cidadãos, que contribuíram para estes significativos reconhecimentos, e reafirma o seu compromisso contínuo em servir e fortalecer a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos munícipes, através do desporto”.

Note-se que os eventos candidatados pela CMA ao programa foram reconhecidos na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes. Os critérios de avaliação incluíram a análise das candidaturas, destacando a implementação de práticas adequadas na gestão desportiva, a promoção da participação em eventos desportivos e a democratização da prática desportiva informal, recreativa ou competitiva. Também foram avaliados o caráter inovador das ações, as parcerias estabelecidas e o valor acrescentado dessas colaborações, além de outros elementos relevantes para a avaliação dos eventos.