Crianças
Proteção Civil
14 November 2023

Exercício “A Terra Treme” na Escola Básica n.º 1 do Feijó

Mais de 200 alunos e alunas da Escola Básica n.º 1 do Feijó participaram, hoje, às 11h14, na iniciativa “A Terra Treme”, um exercício anual da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que sensibiliza a população para o modo de agir em caso de sismo.

Exercício “A Terra Treme” na Escola Básica n.º 1 do Feijó

“Hoje em dia, a comunidade escolar já está muito rotinada sobre o procedimento a tomar em caso de sismo”, garante António Godinho, coordenador municipal da Proteção Civil de Almada, que acompanhou, com a equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), o exercício esta manhã.

Este “exercício de cidadania que pode proteger vidas”, acontece desde 2011, e é vivido em todo o país, no mesmo dia e à mesma hora.

“Baixar, proteger, aguardar” foram as três palavras de ordem transmitidas às crianças para que saibam o que fazer em caso de sismo. Também professores e pessoal não docente desempenha um papel fundamental na orientação deste e exercício e na sensibilização dos mais novos para agir em segurança.

Após o exercício, a equipa do SMPC reúne com a coordenação da escola para avaliar pontos fortes e pontos fracos no decorrer da ação, avançando propostas de melhoria para implementar no terreno.

De salientar o trabalho de prevenção que o SMPC realiza junto das escolas do concelho. Entre fevereiro até ao dia de hoje, este Serviço promoveu 17 ações de sensibilização sobre "Sismos - Medidas de Autoproteção", envolvendo cerca de 600 alunos, professores, educadores e pessoal não docente.

Susana Carmo, coordenadora da Escola Básica n.º 1 do Feijó, que adere todos os anos à iniciativa, reconhece a importância destes simulacros para o “crescimento e aprendizagem das crianças”.