Exposição "APRENDEMOS JUNTOS COM O HERBÁRIO CRIATIVO"

APRENDEMOS JUNTOS COM O HERBÁRIO CRIATIVO

É em Almada que se encontra a Casa da Cerca, um Centro de Arte Contemporânea que promove a aproximação à arte, em especial, ao desenho. Aqui existe O Chão das Artes - Jardim Botânico, um lugar onde se investiga e divulga a sua coleção de plantas cujos componentes são matéria-prima para o fabrico de materiais utilizados nas artes plásticas.

“Aprendemos juntos” é o lema do Serviço Educativo desta casa do desenho. Temos por missão a mediação cultural, artística e educativa com os mais diversos públicos, gerando encontros de partilha e criação acerca das exposições de arte contemporânea, d’O Chão das Artes - Jardim Botânico, do património da Casa e da coleção de arte pública do município.

Motivados pelos 20 anos d’O Chão das Artes - Jardim Botânico, apresentamos a primeira exposição de um ciclo de programação do Serviço Educativo da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea que em 2022 celebra 25 anos.

O Herbário Criativo é um laboratório, de inscrição gratuita, que procura fazer pontes entre desenho e botânica, arte e ciência. Este projeto de educação artística assume enorme relevância na dinâmica do Serviço Educativo da Casa da Cerca, que depois integra as experiências desenvolvidas na oferta regular da sua programação.

Nas férias de verão, numa semana, durante 25 horas, recebemos grupos de crianças e jovens para vivenciarmos expedições artístico-científicas. Cada participante identifica-se com uma planta do jardim, que lhe sai em sorteio, e conhece-a através de ideias e técnicas inspiradas pelas obras de arte em exposição. Estas plantas são o motivo de representação e, simultaneamente, fornecem a matéria-prima para o desenho. Sobre a coleção botânica d’O Chão das Artes, perspetivam-se renovados olhares através das diversas exposições que vão sendo apresentadas neste Centro de Arte Contemporânea. Ampliamos as fontes de inspiração pesquisando o trabalho de artistas que integram o acervo documental do Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro.

Em 10 anos, APRENDEMOS JUNTOS COM O HERBÁRIO CRIATIVO com cerca de 400 participantes: nove grupos dos 6 aos 9 anos, outros nove dos 10 aos 12, três dos 13 aos 15, um dos 15 aos 19 e dois dos 6 aos 15 anos com perturbações de desenvolvimento (défice de atenção /hiperatividade e transtornos do espectro do autismo). Destacamos as colaborações que fizemos em 2017 e 2018 com uma equipa do Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva - Hospital Garcia de Orta e, em 2021, com uma investigadora do projeto Youth In Museums, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Nesta exposição refletimos as dez edições deste programa de férias artísticas. Apresentamos experiências desenvolvidas em cada ano, elegendo uma proposta e uma resposta para a ilustrar. Partilhamos em dois ecrãs a atmosfera destes encontros com imagens de todos os processos e resultados. Revelamos as fontes de inspiração, destacando a planta do ano e disponibilizando, para consulta, os catálogos das exposições de cada temporada na casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea. É uma exposição em devir, com um núcleo em construção, onde os visitantes podem participar somando o seu contributo a um desenho coletivo em que o todo é sempre mais que a soma das partes.

SUSTENTABILIDADE NO PROJETO EXPOSITIVO

A sustentabilidade foi, desde o primeiro momento da definição dos pressupostos do projeto, foco orientador de pensamento e ação. Perante a constatação da acumulação de materiais descartados, que tantas vezes acontece após a implementação de projetos culturais, ajustámos cada decisão na perspetiva da reutilização de recursos. Assumimos o desafio de utilizar materiais e objetos existentes (muitos desprovidos de função, e que representavam um problema de desperdício e ineficiente ocupação de espaço), evitando o consumo desnecessário de novos recursos e a sua cíclica acumulação. No caso dos elementos estruturantes (madeiras, ferragens) e de acabamento (tintas, vernizes) o objetivo foi alcançado a 100%. No caso dos materiais gráficos (textos, imagens) foi estudada a sua integração nos suportes para garantir o prolongamento da vida útil da exposição em itinerância.

Com os mesmos princípios assumidos pelo SE, nesta exposição apurámos a capacidade de ver com outros olhos e atribuímos novas funções a materiais que, ao ganharem um novo valor, nos relembram o potencial transformador que temos.

Exposição patente na Galeria do Pátio da Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea de 11 de dezembro de 2021 a 10 de abril de 2022.

O catálogo da exposição “Aprendemos Juntos com o Herbário Criativo” está à venda na Casa da Cerca e disponível online: https://tinyurl.com/2p84k4r2