Skip to main content
Almada
Exposições
Urbanismo
11 March 2022

Exposição de projetos urbanísticos para a Trafaria

A Oficina de Artes e Ofícios de Porto Brandão acolhe, até 1 de abril, os projetos «Expansão Sul» e «Museu do Tejo», concebidos a pensar no território da Trafaria pelos alunos do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Image
Almada, Exposição, Trafaria. Porto Brandão, Urbanismo
Image
Almada, Exposição, Trafaria. Porto Brandão, Urbanismo

As propostas académicas apresentadas tiveram por base o planeamento da expansão sul da Trafaria, como é o caso do Quartel da Trafaria e a sua envolvente. Um desafio lançado pela Câmara Municipal de Almada, do qual resultaram diversos cenários que dão pistas sobre a futura qualificação daquele território, criando dinâmicas de desenvolvimento da sua frente ribeirinha, salvaguardando os valores naturais, paisagísticos, culturais e patrimoniais.

Na cerimónia de inauguração, que teve lugar no dia 11 de março, José Pedro Ribeiro, vereador responsável pelo Urbanismo, afirmou que «o território da Trafaria tem um enorme potencial de desenvolvimento e é uma aposta clara da Câmara Municipal de Almada», como o demonstram a instalação do Instituto de Artes e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, no antigo Presídio da Trafaria.

Esta exposição integra o ciclo de conferências dos Laboratórios de Projeto IV e V da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL) – próxima sessão dia 18 de março, às 18h30, na Oficina de Artes e Ofícios de Porto Brandão – e é uma parceria institucional entre a FAUL e a Câmara Municipal de Almada, apoiada pelo Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design e pela Fundação Serra Henriques.