Skip to main content

Exposição “Histórias Enraizadas”, Uriel Orlow

Uriel Orlow - Histórias Enraizadas - foto de António Jorge Silva
"Histórias Enraizadas" de Uriel Orlow - foto de António Jorge Silva

A prática de Uriel Orlow é multidisciplinar, baseada em pesquisa, orientada para o processo. O seu trabalho concretiza-se em filme, fotografia, desenho e som, e tem um foco nas especificidades dos locais e em micro-histórias, invocando diferentes regimes de imagem e modos de narrativa. A sua obra aborda temas relacionados com os resíduos do colonialismo, manifestações espaciais de memória, pontos cegos de representação e plantas como atores políticos. Numa exposição centrada num pensamento critico sobre as alterações climáticas, as obras apresentadas falam-nos das plantas como companheiras imprescindíveis na luta pela sobrevivência planetária.

 

Uriel Orlow vive e trabalha entre Londres e Lisboa. Estudou na Central Saint Martins College of Art & Design London, na Slade School of Art, na University College London e na University of Geneva, concluindo o doutoramento em Belas Artes em 2002. Em 2020 recebeu o Prémio C. F. Meyer e, em 2017, recebeu o prémio da Bienal de Sharjah. Recebeu também o principal prémio de arte anual da cidade de Zurique em 2015 e três Swiss Art Awards na Art Basel (2008, 2009, 2012). Foi nomeado para o prémio Jarman em 2013.

 

Exposição patente de 5 de novembro de 2022 a 5 de março de 2023 na Galeria Principal da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea.