Skip to main content

Exposição "Por Completar", de Diogo Pimentão

Exposição POR COMPLETAR, de Diogo Pimentão
Exposição POR COMPLETAR, de Diogo Pimentão (Foto de António Jorge Silva - pormenor)

A exposição de Diogo Pimentão espelha as diversas vertentes que tem explorado nos últimos anos em torno do desenho. Utilizando sobretudo papel e grafite, por vezes combinados com carvão, madeira e betão, Diogo Pimentão constrói formas que complicam as fronteiras categóricas entre desenho, escultura e performance, trabalhando no que se poderia chamar o campo expandido daquela categoria. Assim, desenhos bidimensionais serão apresentados em diálogo com obras com um carácter mais performativo e espacializado - desenhos mais esculturais em interação com a arquitetura do espaço. A sua exploração da disciplina do desenho tem ocupado maioritariamente o seu corpo de trabalho, uma exploração que estará sempre por completar.

 

Diogo Pimentão nasceu em Lisboa, Portugal em 1973. Mais conhecido pelos seus trabalhos experimentais em papel, fez formação artística no Ar.Co., Lisboa, Portugal, 1998; Seminário de Escultura, Gotland, Suécia, 1996; e Centro Internacional de Escultura, Pêro Pinheiro, Portugal, 1995.

As suas exposições individuais recentes incluem exposições no FRAC Rouen Normandie, 2020; Galeria Cristina Guerra, 2019; Kentler International Drawing Space, 2018; Le Cyclop, 2017; Museu Grão Vasco, Viseu, 2016 e no Irish Museum of Modern Art, Dublin, 2015. Participou em inúmeras exposições coletivas. As obras de Diogo Pimentão integram as coleções do Fonds National d’Art Contemporain, Paris; Coleção Pomeranz, Viena; Centro Georges Pompidou, Paris; e o Banco Central Europeu. Atualmente vive e trabalha em Londres.

 

Exposição patente de 14 de maio a 11 de setembro de 2022