Exposições na Casa da Cerca: "História armadura", "Meio-dia. A hora do coração" e "Line array"
A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea recebe três novas exposições: História armadura de Jessica Warboys, Meio-dia. A hora do coração de Catarina Marques Domingues e Line array de João Pimenta Gomes, que ficam patentes até 11 de janeiro de 2026.
As exposições dão continuidade à investigação do Centro em torno das práticas de desenho na contemporaneidade, entendidas numa leitura expandida.
Nesta nova programação, o desenho apresenta-se como gesto coreografado, como relação e colaboração com a natureza e como som que desenha e constrói um espaço.
Na Galeria Principal, Jessica Warboys expõe um conjunto de trabalhos que atravessam pintura, cinema, performance e escultura. A sua prática, de carácter intuitivo e ritualístico, convoca mitos, memórias e os elementos da natureza — vento, água, areia ou pedras — que se tornam cúmplices e narradores do processo criativo. O lugar e a obra confundem-se, numa poética onde tempo e matéria se entrelaçam.
Na Galeria do Pátio, que se estende também à Sala de Leitura do Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro, Catarina Marques Domingues apresenta uma exposição que reúne tanto os seus livros de artista como os seus desenhos. Entre manchas aquosas criadas na dança entre o corpo e o acaso, e linhas minuciosas traçadas com firmeza, a artista explora a pele comum entre o humano e o natural. O desenho surge como força vital, como espaço de reconhecimento e emergência de formas orgânicas e inconscientes.
Na Cisterna, João Pimenta Gomes apresenta Line Array, uma instalação sonora que reconfigura um sistema de colunas habitualmente usado em grandes salas de espetáculos. Transpostos para a escala íntima da Cisterna, os equipamentos assumem a forma de escultura desproporcional que subverte a sua função original. O som, libertado do seu uso técnico, emerge aqui como desvio poético, instaurando novas possibilidades de escuta e de relação com o espaço.
A Casa da Cerca reafirma-se como um espaço de reflexão e experimentação em torno do desenho expandido, propondo aos visitantes experiências onde corpo, natureza e som se cruzam em práticas artísticas singulares.
Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea
Rua da Cerca
2800-050 Almada
212 724 950
Horário
Segunda a domingo (encerra aos feriados)
Horário de verão
1 abril – 31 outubro
das 10h15 às 20h
Horário de inverno
1 novembro – 31 março
das 10h15 às 17h30