Almada
Lazer
13 June 2022

FesThink – A Festa do Pensamento

Solar dos Zagallos serviu de casa ao festival do pensamento, este fim de semana. Esta iniciativa faz parte do New European Bauhaus Festival e tem como principal objetivo contribuir para a disseminação do pensamento crítico.

FesThink_02

FesThink nasceu da manifesta vontade de Mirna Queiroz Celeste Afonso, organizadoras do festival, convidarem o público a fruir de uma nova forma de pensar, tendo como base assuntos prementes, como o racismo, a justiça social, a crise climática ou a democracia.

O festival, que começou a ser planeado em 2020 mas só se realizou este ano devido aos constrangimentos causados pela COVID-19, contou com um vasto leque de convidados nacionais e internacionais, que poderá conhecer aqui: músicos, filósofos, atores, jornalistas e arquitetos, que através de oficinas, música, poesia e leitura dramática, discutiram e levaram o público a refletir sobre assuntos que poderão ajudar a “refazer” ideias e tornar o mundo num sítio mais sustentável.

O FesThink é português, nasceu no nosso concelho e foi um dos poucos projetos candidatos que foram integrados no festival europeu “New European Bauhaus Festival”, o que traz boas perspetivas para os próximos eventos e permite pensar na Sobreda como uma “Capital do Pensamento” – mais do que uma Smart City, uma Think City, reforça Mirna Queiroz.

Tendo sempre como sede o Solar dos Zagallos, o principal objetivo é “envolver a comunidade a pensar naquilo que é o mote do New European Bauhaus, que é “como construir um mundo melhor, juntos””, afirma Celeste Afonso. A ideia não é tornar o FesThink numa simples celebração anual, mas sim no culminar de um conjunto de iniciativas que irão decorrer ao longo do ano.

“Superámos a expectativa”, concordam as duas organizadoras, apesar de lamentarem as datas do festival, escolhidas pela organização do festival europeu, que se realiza entre 9 e 12 de junho. Por serem datas que coincidem com os Santos Populares, com um fim-de-semana prolongado e com temperaturas que convidam à praia, a afluência de público poderia ter sido maior.
Apesar disso, Mirna Queiroz revela que houve pessoas que desmarcaram compromissos e viagens para poderem participar neste evento. Diz também que já organizou festivais em diversos pontos do globo e ficou surpreendida com o que se conseguiu organizar e realizar em tão pouco tempo (2 meses).

“É preciso educar os sentidos para abrir espaço a um pensamento crítico.”

A voz e a guitarra de João Erbetta, em simbiose com o som dos pássaros que cantavam alegremente no Jardim do Aparato, foi um dos muitos momentos que serviram de guia para os sentidos, ajudando quem assistia a refletir sobre os vários debates que iam decorrendo.

O debate sobre o regresso da “Epidemia da Bestialidade”, que contou com o elenco da peça “Rinoceronte”, de Eugène Ionesco, e a Intervenção Multissensorial: O Encontro da Música Com a Pintura, conduzida por Gérard Bourgogne em conjunto com a Academia de Música de Almada, marcaram o encerramento do FesThink.

A Presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, que marcou presença no encerramento, sublinhou a importância do conceito do festival e da escolha do Solar dos Zagallos como palco deste evento, tornando este último cada vez mais numa referência cultural.

Inês de Medeiros manifestou ainda vontade de, já no próximo ano, tornar esta Festa do Pensamento num festival de maiores dimensões.

Assista ao vídeo