Almada
Festivais
14 April 2024

Festival de Música dos Capuchos celebra a Liberdade

De 29 de maio a 21 de junho, o centro do mundo da música regressa ao Convento dos Capuchos. Em 2024, o Festival de Música dos Capuchos celebra os valores do 25 de Abril, com uma programação especial inspirada nas ideias de liberdade ao longo da História da Música.

Almada, cultura, musica, festival, Convento dos Capuchos, apresentação, Festival de Música dos Capuchos
Carlos Vaz Marques, Inês de Medeiros e Filipe Pinto-Ribeiro na aparesentação do Festival de Música dos Capuchos 2024. ©Anabela Luís | CMA
Concerto de lançamento do Festival de Música dos Capuchos com o violoncelista Victor Julien-Laferrière e o pianista e diretor artístico do festival Filipe Pinto-Ribeiro. ©Anabela Luís | CMA

Já é conhecido o programa do Festival de Música dos Capuchos (FMC). A apresentação aconteceu este domingo, 14 de abril, no Convento dos Capuchos e contou com um concerto de lançamento protagonizado pelo violoncelista Victor Julien-Laferrière e o pianista e diretor artístico do festival Filipe Pinto-Ribeiro que reafirmou a missão do FMC "como evento de referência, à escola nacional e internacional, promovendo assim o aceso democrático à cultura".

A quarta edição do FMC inclui concertos com orquestras e músicos de renome mundial, bem como um ciclo de conversas literárias dedicadas a Kafka, Sebastião da Gama e Camões.

Destaque para os concertos de estreia em Portugal de três agrupamentos da vanguarda musical europeia: a Orquestra Sinfónica de Paris “Consuelo”, que abre o Festival de Música dos Capuchos com obras de Beethoven, no dia 29 de maio, no Teatro Municipal Joaquim Benite, o Paganini Ensemble de Viena e a Orquestra de Câmara de Berlim “Metamorphosen”.

Entre os solistas internacionais que participam nesta edição estão a lendária pianista Elisabeth Leonskaja, a violinista alemã Carolin Widmann, o violoncelista suíço Christian Poltéra e o jovem pianista ucraniano Roman Fediurko, vencedor do prestigiado Concurso Internacional Horowitz em 2023.

A presença nacional está a cargo de agrupamentos de referência, entre os quais o Schostakovich Ensemble e o ensemble renascentista Arte Minima, e de músicos como o pianista Júlio Resende com o seu Fado Jazz Ensemble, que vai apresentar o último álbum “Filhos da Revolução”, a 14 de junho no Auditório Fernando Lopes-Graça, o maestro Martim Sousa Tavares e a violetista Sofia Silva Sousa.

Na composição, o destaque vai para obras de Beethoven, Mozart, Haydn, Schubert, Chopin, Paganini e Schostakovich, mas também para obras de compositores renascentistas, como o português Pedro de Cristo, e para a ópera de Philip Glass “Na Colónia Penal”, a partir do conto homónimo de Franz Kafka, traçando um paralelo com a colónia penal do Tarrafal.

Na apresentação do Festival de Música dos Capuchos Inês de Medeiros, presidente da CMA, evidenciou a qualidade do festival, que voltou a ser uma referência no mundo da música clássica e afirmou que "a Câmara de Almada quer continuar a criar as condições para que os criadores aqui se sintam em casa, assim como todos este público maravilhoso que já encheu esta sala neste primeiro dia."

Homenagem a Natália Correia e António Mega Ferreira

São também de realçar a estreia mundial de uma nova obra, dedicada a Natália Correia e ao 25 de Abril, da autoria da premiada compositora portuguesa Andreia Pinto Correia, e o concerto de homenagem póstuma a António Mega Ferreira, um dos maiores vultos da cultura e do pensamento portugueses do pós-25 de Abril.

O Ciclo de Conversas dos Capuchos, com curadoria e moderação de Carlos Vaz Marques, vai ser dedicado a três efemérides literárias de 2024 – o centenário da morte de Franz Kafka, o centenário do nascimento de Sebastião da Gama e os 500 anos de Luís Vaz de Camões – , com a presença de convidados como Alberto Manguel, José Carlos Seabra Pereira, Maria Bochichio, Nuno Amado, José Gardeazabal e Viriato Soromenho-Marques.

O Festival de Música dos Capuchos integra ainda atividades de formação e sensibilização, como masterclasses de instrumentos de cordas, palestras pré-concerto, uma caminhada na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, onde está inserido o Convento dos Capuchos, e uma visita ao património cultural deste espaço histórico emblemático.

Os bilhetes já estão à venda no Convento dos Capuchos, no Teatro Municipal Joaquim Benite e no Auditório Fernando Lopes-Graça, bem como nos locais habituais.

Consulte o programa detalhado do Festival de Música dos Capuchos aqui.