Skip to main content
12 April 2025

Festival de Música dos Capuchos regressa sob o tema “Entre Mundos”

De 30 de maio a 27 de junho o festival de Música dos Capuchos regressa a Almada. A quinta edição celebra os valores da interculturalidade, da diversidade, do fascínio e do diálogo entre diferentes universos — civilizacionais, temporais, espirituais e, naturalmente, musicais. 

Image
Luís Filipe Catarino | CMA
Luís Filipe Catarino | CMA

A apresentação do programa do Festival de Música dos Capuchos (FMC) aconteceu esta tarde, dia 12 de abril, no Convento dos Capuchos e contou com um concerto de lançamento protagonizado pelo diretor artístico e pianista, Filipe Pinto-Ribeiro, e do quarteto de cordas Juventus Ensemble. Num concerto intimista, foram interpretadas sonoridades de Robert Schumann e Antonín Dvořák.

Nesta quinta edição, o FMC apresenta-se sob o tema "Entre Mundos", e propõe uma reflexão artística sobre ainterculturalidade, a diversidade e o diálogo entre diferentes universos – civilizacionais, temporais e espirituais.

O Convento dos Capuchos volta a ser o centro da programação, a par de outros espaços emblemáticos da cidade, como o Teatro Municipal Joaquim Benite e o Auditório Fernando Lopes-Graça. Pela primeira vez, o Parque da Paz junta-se ao roteiro, acolhendo um concerto sinfónico ao ar livre.

Numa viagem musical, o programa traz a Almada sonoridades desde a idade Renascentista, até às expressões contemporâneas. Salientam-se as estreias da Orquestra Sueca “Musica Vitae” e do Ensemble Barroco “Tra Noi”, bem como a presença de formações de renome como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Concerto Atlântico, o DSCH - Schostakovich Ensemble, os 100 Caminhos e o João Barradas Trio.  

O FMC oferece as habituais atividades paralelas – conversas pré-concerto, visitas guiadas, masterclasses e a caminhadas. Uma das novidades é a iniciativa “Ópera para Crianças”, com sessões da ópera Bastien et Bastienne, de Mozart, especialmente pensadas para os mais novos.

Mantendo o compromisso com a democratização do acesso à cultura, a programação incluiu, pela primeira vez, dois concertos com entrada livre, preços acessíveis para os restantes, com bilhetes entre 10 e 17 euros e diversos descontos associados. As entradas podem ser adquiridas no Convento dos Capuchos, no Auditório Fernando Lopes-Graça e nos pontos de venda habituais. As restantes atividades são de entrada gratuita.

O programa completo pode ser consultado em https://festivalcapuchos.com/