Frente de Obra de Almada - Reabilitação da Rede de Abastecimento de Água em Almada e Feijó
Informa-se que, após análise da Divisão de Mobilidade, Trânsito, Manutenção e Iluminação Pública, e por despacho datado de 08/03/2024, do diretor da direção municipal de Obras, Mobilidade e Infraestruturas, do município de Almada, foi autorizada a ocupação de via pública, com desvios de trânsito, no âmbito de uma obra dos SMAS, empreitada de “Reabilitação da Rede de Abastecimento de Água em Almada e Feijó”, sendo a entidade executante a firma, Mafrágua, Lda, com inicio previsto em 11/03/2024, faseada e nos seguintes moldes:
- 1ª Fase - Substituição de conduta e ramais na rua Conde Ferreira, cruzamento com a Rua Maestro Leonel Duarte Ferreira, com trânsito parcialmente condicionado e na rua Dr. Francisco Inácio proibida a circulação pedonal com exceção de moradores, no tempo estimado de 4 semanas;
- 2ªFase – Substituição de conduta e ramais na Rua Maestro Leonel Duarte Ferreira entre o número 17 ou cruzamento com a rua Conde Ferreira e a Rua da Cerca, com trânsito parcialmente condicionado e proibição de estacionamento ao longo de todo o troço, no tempo estimado 4 semanas;
- 3ª Fase – Substituição de conduta e ramais na Rua da Cerca entre o n.º 25 e a Rua Serpa Pinto, com corte total na circulação rodoviária, no tempo estimado 4 semanas;
- 4ª Fase – Substituição de conduta e ramais na Rua Serpa Pinto entre o nº3 até ao n.º14 da Calçada da Cerca, com corte de trânsito total e no Largo da Boca do Vento com trânsito condicionado, no tempo total, estimado de 4 semanas.
- 5ª Fase - Substituição de conduta e ramais na Rua Trigueiros Martel, Rua do Registo Civil até ao cruzamento da Rua Henriques Nogueira, com corte total da circulação rodoviária e na rua Latino Coelho n.º4 com trânsito condicionado, no tempo estimado 6 semanas.
- 6ª Fase - Substituição de conduta e ramais na Rua Henriques Nogueira na zona da Travessa Henriques Nogueira, com trânsito condicionado, no tempo estimado de 4 semanas.
Nas situações onde o trânsito fica condicionado, não deverá ser colocada em risco a segurança de pessoas e bens, nomeadamente na circulação pedonal e rodoviária, bem como a manutenção dos acessos a residências, garagens e espaços comerciais;
Nas situações de corte total de circulação rodoviária e pedonal, e relativamente à sinalização dos desvios, informamos o seguinte:
- Deverá ter um início;
- Em cada uma das intersecções do percurso deve ter a respetiva sinalização. Esta deverá estar “personalizada”, por exe. com indicação do nome da rua de destino, para evitar interpretações dúbias;
- Indicação do seu fim.
Este projeto visa a substituição de condutas e ramais, bem como a instalação de marcos de água, envolvendo a reposição de pavimentos afetados pela intervenção, como calçadas, lancis e betuminoso. Sendo que as aberturas de valas inerentes à intervenção deverão cumprir os requisitos técnicos remetidos aos SMAS, para o efeito.
Pelo o impacto da intervenção, os SMAS deverão informar a população “lesada” no seu dia à dia, com eventual distribuição de flyer’s, por exe., contendo informação sobre os trabalhos que irão ocorrer.